Produtos frescos e sem a adição de conservantes ou agrotóxicos para hóspedes e colaboradores
Do campo direto para a mesa! Imagina poder pegar diretamente na horta produtos orgânicos para preparar as refeições. Pois é, essa é mais uma iniciativa sustentável adotada pelo hotel Actuall Convention, depois do anúncio de utilização dos canudos biodegradáveis. O hotel agora passa a utilizar insumos e produtos produzidos no espaço em sua cozinha e departamento de A&B. A iniciativa visa o melhor aproveitamento das áreas externas do emprendimento, além de atender a demanda existente do restaurante. A horta, recém-inaugurada, conta inicialmente com o cultivo de hortaliças e, futuramente, a ideia é expandir com uma maior variedade do plantio para também beneficiar os próprios colaboradores.
Segundo Thiago Lucas, gerente de operações do hotel, o objetivo é reduzir o consumo de alimentos inorgânicos e dar uma melhor destinação as áreas pouco utilizadas. “Estamos localizados em uma área verde de 30 mil metros quadrados, porém com espaços ociosos. O cultivo da horta, além de atender a demanda do restaurante do hotel e otimizar a utilização do espaço, ainda convida todos os colaboradores a buscarem práticas mais sustentáveis associadas diretamente a uma alimentação melhor, por meio consumo dos produtos orgânicos e da colaboração de todos”, diz.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o maior consumidor de produtos com agrotóxicos no mundo e de acordo com a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – mais de 30% dos vegetais consumidos pelos brasileiros apresentam quantidade de agrotóxicos inaceitáveis para o consumo humano e que também prejudicam o meio ambiente, podendo contaminar o solo, a água e até mesmo poluir o ar.
“Uma das vantagens de cultivar sua horta é ter a disposição hortaliças frescas e colhidas no dia e saber a procedência dos alimentos ingeridos. Além disso, uma horta bem cuidada contribui e enriquece o paisagismo do hotel, inclusive ao despertar a atenção e a curiosidsade dos hóspedes. Nossa proposta é sempre cuidar bem dos hóspedes e também da nossa equipe,” conclui.
Na horta é possível encontrar mudas de alface, cebolinha, manjericão, hortelã, óregano, alecrim, salsa, coentros, pimentas, couve, entre outros. Os produtos devem começar a ser utilizados daqui dois meses, quando estarão prontos para consumo.