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segunda-feira, novembro 25, 2024
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Imprensa norte-americana destaca sucesso da gastronomia brasileira

Representantes de veículos dos Estados Unidos, participantes de press trip gastronômica e cultural da Embratur, publicaram suas experiências no Brasil

A gastronomia brasileira, um dos itens mais bem avaliados pelos turistas internacionais que visitam o País anualmente, está ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial. Visando reforçar ainda mais a estratégia de divulgação, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou uma press trip com jornalistas norte-americanos com foco, também, na cultura. Importantes veículos dos Estados Unidos começam a repercutir a ação, que teve como principal objetivo apresentar variados produtos e destinos turísticos do Brasil.

Bloomberguma das principais plataformas de informações para o mercado financeiro do mundo, dedicou, em sua versão online, um espaço para destacar o diferencial da culinária da cidade de São Paulo que, segundo a publicação, “tem se tornado um dos cenários gastronômicos mais dinâmicos do mundo”.

Realizado no final de junho deste ano, a press trip da Embratur contou com a participação de três representantes de veículos norte-americanos: Guillermo Riveros, produtor na CBS Interactive Chowhound; Alex Schechter, que escreve para várias publicações de viagem e gastronomia, como Bloomberg, Travel & Leisure, Vogue, Conde Nast Traveller e Wall Street Journal; e Niki Achitoff-Gray, editora-chefe do Serious Eats, referência de veículo de gastronomia nos EUA. Juntos, eles conheceram atrativos turísticos e estabelecimentos de São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belém (PA).

A presidente da Embratur, Teté Bezerra, destaca a importância da iniciativa para a promoção do Brasil naquele país. “Cerca de 480 mil norte-americanos visitaram o Brasil no ano passado em busca de experiências diferentes, especialmente pela rica diversidade cultural. Uma das mais valorizadas dessas experiências é a gastronomia, que o País oferece de maneira especial devido à pluralidade de opções típicas nas diferentes regiões e às muitas influências internacionais que a culinária brasileira incorporou. Por isso, nós aproveitamos esse potente mercado, pois o Brasil oferece diversas opções para que os turistas dos Estados Unidos se sintam cada vez mais atraídos em conhecer”.

Em São Paulo, a primeira experiência dos profissionais convidados foi a degustação de feijoada. O grupo foi recebido, também, pelo chef brasileiro Alex Atala, que apresentou pratos feitos à base de elementos tipicamente brasileiros. Além das imersões gastronômicas, a ação contou com diversas paradas culturais. Na capital paulistana, o roteiro incluiu grafites urbanos da Vila Madalena (o Beco do Batman), Terraço Itália, MASP, Mercado Municipal e feiras de rua.

Na Bahia, mais especificamente em Salvador, os participantes da press trip conheceram os pratos típicos, como casquinha de siri, moqueca de peixe e de camarão, mariscada e vatapá. Em Salvador, o grupo visitou também o Pelourinho, balés folclóricos no Teatro Miguel Santana, Rio Vermelho e igrejas seculares tombadas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Pato no tucupí, tacacá e maniçoba, são algumas iguarias que podem ser facilmente encontradas em Belém e que chamaram a atenção dos convidados. A primeira parada na capital paraense foi no mercado Ver-o-Peso, onde provaram o peixe de água doce dourado e o tradicional açaí. Eles também provaram da castanha, pupunha, jambu e diversos sucos da fruta, como taperebá, cupuaçu, bacuri e graviola. Além do mercado, o roteiro incluiu o Museus Emílio Goeldi e o Mangal das Garças. A ação foi encerrada no dia 29 de junho.

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