Hotéis

Hotelaria busca alternativas sustentáveis para se prevenir da crise hídrica

Venit Hotéis, no Rio, é destaque no setor de construção verde

Nos últimos anos, o setor hoteleiro se tornou o ramo que mais investe em conceitos sustentáveis e um dos motivos para essa prática ter ganhado força tem base na escassez de água que atinge não apenas o Brasil, mas também todo o planeta. O Distrito Federal, por exemplo, enfrenta um racionamento de água há cerca de um ano e a seca na região já causou um prejuízo de R$ 600 milhões para os agricultores locais, de acordo com cálculos feitos pela Secretaria de Agricultura. Mas esse cenário não impacta somente os produtores rurais; a hotelaria também está cada vez mais envolvida com as questões ambientais, reforçando sua responsabilidade com a sustentabilidade desde a construção até o funcionamento efetivo do projeto. Prova disso são os dados da GBC Brasil (Green Building Council), que mostram que o Brasil é o quarto país no ranking das nações que mais erguem edifícios de acordo com padrões ambientais.

Venit Hotéis, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, é um exemplo de pioneirismo nesse segmento. O empreendimento, que já nasceu com o conceito de sustentabilidade, foi totalmente projetado e construído para ser eficiente na utilização da energia elétrica e é um dos primeiros na cidade do Rio de Janeiro a receber a etiqueta ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), certificação concedida pelo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), um programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobrás. O projeto é responsável por promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício.

Para alcançar esse reconhecimento, o Venit Hotéis investiu na utilização de equipamentos e materiais que permitem a economia de energia elétrica. No projeto da fachada e cobertura, foram implantados vidros com isolamento térmico que, mesmo claros, não transmitem calor para o interior do prédio, além do uso de cores claras na cobertura, blocos cerâmicos, paredes de Drywall e câmaras de ar. Já na iluminação, foram utilizadas luminárias/lâmpadas de alta eficiência energética (LED), e no sistema de condicionamento de ar foram empregados dutos isolados com lã de vidro e bombas de circulação de água de alta eficiência.

Além desses aspectos, o Venit Hotéis também se destaca pela implantação de outras iniciativas que promovem a economia de energia, como o uso de elevadores com motores que recuperam energia na desaceleração, coletores solares para aquecimento de água, sistema de recuperação do calor da central de ar condicionado utilizado para aquecimento da água da piscina e também um sistema de tratamento de águas cinzas para aproveitamento nas descargas dos vasos sanitários.

Clique para comentar

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo