Cerca de 90 profissionais do setor turístico brasileiro participaram do VI Seminário de Inteligência Competitiva promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), dias 03 e 04 de abril, na WTM Latin America. O objetivo da Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo do Instituto foi de apresentar tendências e oportunidades para fomentar a comercialização do destino Brasil no exterior.
Na ocasião, os especialistas nos mercados internacionais apresentaram informações coletadas pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) com enfoque no perfil do turista internacional, segmentos, nichos mais demandados, conectividade aérea, produtos turísticos com potencial de crescimento e ferramentas promocionais.
De acordo com o coordenador da Embratur Alisson Andrade, foi exposto um panorama sobre os segmentos e nichos mais demandados nos países, assim como a maneira que o Brasil integra o imaginário do turista, as características de consumo de cada país e preferências de viagem.
“Foi mais uma grande oportunidade de colaborarmos com os gestores públicos e privados que trabalham com a promoção e comercialização do Brasil no exterior, além de apresentarmos, em forma de inteligência de mercado, o trabalho que o Instituto desenvolve ao longo do ano. Além de mostrar aos profissionais do turismo brasileiro que buscam informações de mercado para subsidiar suas decisões estratégicas”, ressaltou.
O seminário contou com a presença de representantes das secretarias de estado, municípios, conventions bureau, operadores receptivos, hoteleiros, companhias aéreas, entre outros.
“A Embratur, além da promoção internacional quer trabalhar para fomentar, sobretudo, a geração de negócios para os nossos parceiros. Acreditamos que as informações de mercado que foram compartilhadas no seminário podem ser úteis para suas organizações no sentido de identificarem as melhores oportunidades no exterior para seus destinos”, destacou o coordenador Alisson Andrade.
Produtos de inteligência
Durante o evento promovido pela Embratur, durante a WTM Latin America, a chefe de divisão da Coordenação-Geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Angela Baltazar, apresentou os produtos organizados pelo Instituto para facilitar a comercialização dos destinos brasileiros.
São, ao todo, 7 documentos (Análise SWOT, Malha Aérea Internacional, Destaque de Mercado, Panorama de Comercialização, Boletim de Inteligência Competitiva, Perfil de Mercado e o compilado dos Seminários de Inteligência Competitiva) que trazem informações que a Embratur compila, a partir de dados obtidos pelos Escritórios Brasileiros de Turismo diretamente nos mercados internacionais.
“O intuito foi de apresentarmos aos profissionais que atuam no setor turístico, em forma de inteligência comercial, as informações estratégicas de mercado. Com esses detalhamentos, é possível orientar a tomada de decisão dos gestores públicos e privados e ampliar a comercialização dos destinos”, ressaltou Angela.
Os documentos podem ser acessados no portal do Visit Brasil. Confira: trade.visitbrasil.com.