Empresa do Grupo Flytour realiza mudança para aumentar ainda mais sua eficiência operacional, otimização financeira e disponibilidade imediata de recursos sob demanda
São Paulo, 15 de janeiro de 2018 – A Flytour Tecnologia, empresa do Grupo Flytour – uma das principais companhias de turismo do Brasil -, finalizou recentemente todo o processo de migração dos datacenters físico para a nuvem, também conhecido como Cloud. No total, foram investidos R$ 12 milhões na transição. A estratégia faz parte da constante busca da companhia por maior eficiência operacional, otimização financeira e disponibilidade imediata de recursos.
Para realizar o processo de migração dos quatro datacenters físicos, foram necessárias quatro etapas, uma para cada transferência de datacenter para a nuvem. “Além de todo esse cuidado, também conectamos fisicamente o ambiente de Cloud com nossa infraestrutura física, facilitando assim a movimentação das aplicações”, diz Fernando Campos, diretor de Tecnologia da Flytour.
Entre os motivos que fizeram o Grupo Flytour realizar a migração, os destaques ficam por conta da escalabilidade, que permite aumentar e reduzir a capacidade computacional da empresa sob demanda; o controle de custos, no qual cada recurso utilizado recebe uma ou mais TAGs, que permite aferir mensalmente qual empresa do grupo utiliza cada recurso; a realização de mudanças rápidas, que permite atualizar as aplicações em partes sem prejudicar a operação; a utilização dos recursos do ecossistema Cloud, que com poucos cliques disponibiliza a solução necessária, e, por último, a continuidade do negócio graças ao ambiente de disaster recovery, backup e segurança, mais simples e eficiente se comparado ao modelo anterior.
“Num processo dessa magnitude, realizamos diversos ajustes (refatoração) nas aplicações para que pudéssemos utilizar todos os recursos de escalabilidade que a migração para Cloud permite. Sem isso, apenas teríamos um datacenter virtualizado. Esse processo levou 18 meses e foi extremamente gratificante ver a equipe empenhada em superar as expectativas do Grupo”, finaliza Campos.
Sobre o Grupo Flytour
O Grupo Flytour, uma das principais companhias de turismo do Brasil, é composto por sete segmentos de atuação (consolidadora, operadora, corporativo, companhia de tecnologia, franchising, eventos e operadora de programas de fidelidade), 10 empresas e 3 mil colaboradores, incluindo os franqueados. Com liderança absoluta no mercado de viagens corporativas, há mais de 40 anos, atende, atualmente, mais de 9 mil clientes e oferece soluções para cerca de 5 mil agências de viagens. Com presença internacional e 580 pontos de vendas é a maior emissora de bilhetes aéreos da América Latina somando, no primeiro semestre de 2017, mais de 4,4 milhões de trechos emitidos. O Grupo também possui o reconhecimento das principais redes do segmento, com mais de 4,6 milhões de diárias efetuadas em aluguéis de veículos e hotéis e mais de 5 bilhões em vendas no último ano. www.flytour.com.br