Mais de 60 mil cruzeiristas são esperados na Bahia neste mês de janeiro
Mais de 7 mil turistas desembarcam de navios de cruzeiro nesta quarta-feira (dia 3), em Salvador. Vindos do Rio de Janeiro a bordo do MSC Preziosa, que chegou na terça-feira (dia 2), às 17h, e do MSC Musica, que atracou nesta manhã, os visitantes aproveitam para conhecer pontos turísticos da capital. Durante todo o mês de janeiro são esperadas em Salvador 14 embarcações, com cerca de 39 mil visitantes. Em Ilhéus serão seis navios com 23,4 mil passageiros.
Ao desembarcarem, os visitantes contaram com o receptivo especial organizado pela Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa, realizado até o fim da temporada, em abril. Além de baianas distribuindo fitinhas do Bonfim e fazendo selfies com os turistas, a ação contempla mostras da cultura local, com dançarina representando Iemanjá, o cantor Ed Bala e o grupo Fanfarra Mágica tocando música baiana.
“É uma festa bacana, muito animada”, disse o turista Eduardo Amorim, de 42 anos, vindo do Rio de Janeiro no MSC Musica com a família. Para aproveitar o dia, até reembarcar no navio e seguir para Ilhéus às 23h, pretendia conhecer o Mercado Modelo, o Pelourinho e a Praia do Flamengo.
De Vitória, Espírito Santo, três gerações de uma mesma família fazem da visita à Bahia um hábito: Aline Amaral, 26 anos, a mãe Maria das Graças de Oliveira, que é carioca, e a avó Eunice Oliveira, nascida na Bahia.
“É muito bom voltar porque a culinária é maravilhosa, a receptividade dos baianos contribui e tem a questão cultural, das nossas raízes que estão aqui. É sempre fantástico começar o ano em Salvador”, disse Aline, que visita a cidade pela sétima vez. Já Maria das Graças mostrou seu gosto pela comida baiana: “A moqueca do Espírito Santo é famosa, mas a da Bahia é muito melhor”, comparou.
Pegar um táxi para visitar as igrejas do Bonfim e de São Francisco e o Pelourinho era o projeto de Júlia Lajusticia, que veio de São Paulo a bordo do MSC Preziosa com uma amiga e já tinha visitado o Mercado Modelo. Pela segunda vez em Salvador, ela disse que “a cidade é muito agradável e o acolhimento dos baianos é muito bom”.
Na capital, o mês de janeiro é o mais forte da temporada, que teve início em novembro de 2017 e segue até abril de 2018. Já em Ilhéus, a movimentação de turistas que chegam à cidade em navios de cruzeiro só não é maior que em fevereiro, quando são esperados cerca de 25 mil visitantes. De acordo com dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), esta temporada teve incremento de 8% em relação ao período anterior.
Repórteres: Eduardo Bastos e Ana Paula Cabral