A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, apresentou nesta terça-feira (19) aos representantes do trade e de prefeituras paraibanas um balanço das ações de divulgação e capacitações desenvolvidas ao longo de 2017. A prestação de contas da gestora do Turismo paraibano ocorre desde o ano de 2011. De acordo com os números divulgados, o ‘Destino Paraíba’ foi apresentado à cerca de 2.600 agentes de viagens de todo o Brasil e do exterior. Pelo menos 35 mil pessoas estiveram visitando o stand da PBTur nas principais feiras e eventos ligados ao turismo. Outro destaque neste ano foi o aumento do número de turistas argentinos devido a implantação do vôo semanal entre João Pessoa e Buenos Aires.
Ruth Avelino explicou que o ano de 2017 apresentou muitos desafios para quem trabalha e vive do turismo no Brasil. Ela disse que há uma crise econômica e que o Governo do Estado, em parceria com o trade, optou em ‘otimizar’ os recursos existentes para divulgação e capacitações de agentes de viagens. As principais operadoras argentinas como a Tourmed e Infinitas registraram um crescimento nas vendas da ordem de 1.200% a 211%, respectivamente. “Em 2016 a Tourmed enviou para a Paraíba um total de 41 clientes. Neste ano foram 545. É pouco? É! Mas veja que aumentou consideravelmente depois de nossas capacitações e do vôo semanal entre nossa capital e Buenos Aires”, afirmou.
No âmbito nacional, a PBTur também contabiliza crescimento de vendas de pacotes por parte das operadoras nacionais, com destaque para a CVC. A operadora comercializou em 2016 um total de 94.357 pacotes de viagens. Neste ano o total foi de 98.132 pacotes até outubro, o que representou um crescimento da ordem de 4% . “Trabalhamos intensamente com as operadoras de turismo brasileiras e do exterior. Não tenho dúvidas de que foi esse trabalho incessante que criou um fluxo positivo de turistas para a Paraíba ao longo de todo o ano. Tenho informações de que vários destinos aqui do Nordeste enfrentaram problemas em sua rede hoteleira. Da nossa parte estamos apresentando um crescimento em torno dos 3% neste ano que vai terminando”, declarou Ruth Avelino.
Outra ação desenvolvida pela PBTur foi a realização de famtours e fampress. “Trouxemos centenas de agentes de viagens de todo o país, da Argentina, Chile e do Uruguai para conhecerem nossos principais roteiros turísticos. Isto gera uma aproximação entre o profissional e o destino. O agente vai vender um produto que ele conhece, vivenciou e isso faz toda a diferença no momento em que ele interage com o cliente/turista. Por outro lado fizemos convites pontuais para jornalistas e blogueiros virem conhecer nosso Destino. A mídia espontânea dá muito resultado”, explicou a executiva paraibana.
Ações para 2018 – Os representantes do trade e das prefeituras receberam informações detalhadas das ações previstas para 2018. Ruth Avelino explicou que essa reunião conjunta vem ocorrendo desde 2011 e serve, principalmente, para que todos possam sugerir e discutir de que forma implementar a divulgação do destino. “Basicamente iremos manter nosso foco em trabalhar com as operadoras de turismo, não deixando de participar das feiras e eventos de turismo importantes do Brasil e do exterior. Já nos primeiros dias de janeiro têm início o período de feiras internacionais e nós estamos em contato permanente com a Embratur”, avisou.