Criadora do movimento Ecochic apresenta exposição Experimente-se
Já pensou em discutir moda associada a sustentabilidade? De olho nesse conceito, que faz cada vez mais parte do nosso cotidiano, o hotel Ramada Encore Minascasa recebeu a jornalista e criadora movimento Ecochic, Mônica Horta, para o lançamento da exposição Experimente-se. São obras de papelão que destacam a importância do autoconhecimento, da aceitação e auto estima, fazendo um passeio íntimo entre os traços de personalidades da moda contemporânea e o resgate de alguns momentos e trajetória da sua vida, produzidos com tinta orgânica de carvão. Durante sua passagem pela capital mineira, Mônica também marcou presença no evento Moda Contemporânea Mineira e realizou uma oficina, em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, sobre as 20 técnicas de reaproveitamento de tecidos.
O Movimento Ecochic teve inicio em 2011, em São Paulo, fundamentado na força intelectual da economia criativa/colaborativa e na sabedoria funcional do saber/fazer artesanal, que pesquisa, comunica e distribui informações sobre o feito à mão, a moda autoral, e a cultura popular e sustentável. Segundo Mônica contar com a parceria de um hotel e uma rede que preza pela sustentabilidade e que esboça esse princípio desde o seu nome, pois Vert significa Verde em francês, é uma grata surpresa e satisfação. “A sociedade precisa compreender que a sustentabilidade é possível e viável tanto em empreendimentos hoteleiros, como esse, como também no universo moda, pois existe mercado voltado para esse segmento e públicos que buscam empresas e produtos com esse princípio e que optam, por exemplo, por um hotel que pratica iniciativas sustentáveis. O que falta muitas vezes é acesso as essas informações e conhecimento”, destaca.
O Ramada Encore Minascasa é pautado pela sustentabilidade desde a sua concepção ao associar soluções em tecnologia aplicadas de forma sustentável como o uso de bacias sanitárias com descarga de vazão controlada, revestimento das fachadas de cor clara, telhados verdes, central de aquecimento solar para aquecimento dos chuveiros, torneiras de fechamento automático nas áreas comuns, aproveitamento da água de chuva, acessibilidade em todos os ambientes e áreas comuns, iluminação com lâmpadas frias, elevadores inteligentes, lixeira de coleta seletiva nos quartos, compra de energia elétrica no mercado livre, além de convidar o hóspede a realizar a troca de toalhas e roupas de cama a cada três dias.
Camila Gischewski, gerente geral do Ramada Encore Minascasa, destaca que parcerias com pessoas e empresas que compartilham os valores praticados pela Vert só tendem a potencializar a divulgação de iniciativas que visam o desenvolvimento por meio de práticas sustentáveis. “Quando falamos em sustentabilidade no Brasil, as pessoas naturalmente fazem uma correlação com o meio ambiente e instituições ambientais, porém cada vez mais percebemos que o conceito de sustentabilidade é mais complexo e abrangente. A médio prazo a gestão sustentável no mundo corporativo será questão de sobrevivência, devido à exigência do consumidor. Com isso, quem já entende o conceito e o aplica desde já, estará à frente do mercado”, explica.