Regina Barros Gerente da West Central Brasília e responsável pela área de produtos da empresa á nível nacional conversou com o VoeNews sobre o desempenho da empresa durante o ano de 2017, a conversa se deu após a mesma retorna do Festuris – Festival de Turismo de Gramado,assunto que também foi abordado.
A West Central inciou suas atividades a menos de cinco anos em Brasília e teve grande crescimento, passando a figurar entre as principais operadoras de turismo do Brasil e recebendo diversos prêmios pelo seu desempenho.
Este ano foi um ano de bastante premiação para a West Central Operadora, a empresa foi TOP 10 entre as Operadoras que comercializam produtos da Lusanova, destaque em vendas no destino Porto de Galinhas e durante o Festuris recebeu o Trófeu Infinito da Broocker.
VoeNews: A West Central que nasceu em Cuiabá,hoje encontra-se em vários lugares do país, pode nos informar quais ?
Regina: A empresa está presente em 17 cidades e antes do final do ano estaremos chegando em mais duas cidades. Tivemos um crescimento considerável neste últimos 2 anos.
VoeNews: Poderia nos fazer um relato sobre a abertura da empresa em Brasília e sua atuação atual ?
Regina Barros: Nos abrimos a Operadora numa época bem delicada, ano de eleições e Copa do Mundo e a empresa ainda não era muito conhecida em nosso mercado. Porém graças a Deus , aos nossos colaboradores e fornecedores que acreditaram em nosso trabalho desde o inicio conseguimos atingir números expressivos , isto se deu principalmente devido a força do Grupo Confiança que tem um respeito muito grande do mercado, então á partir deste fator era uma questão de nos organizarmos para que fosse possível realizar esta expansão.
VoeNews: Esse crescimento está dentro do que foi planejado,ou éalgo que te surpreende ?
Regina Barros: Me recordo da primeira entrevista que dei para o VoeNews, no início das minhas atividades na West Central, e falei que gostariamuito que em 5 anos a empresa estivesse entre as 10 maiores do Brasil. e graças a Deus isto aconteceu, e o detalhe éque foi antes da data prevista , posso afirmarque “palavras tem força”, o que nos deixa muito feliz, pois tudo isto é resultado de um trabalho árduo.
Estamos viajando muito em busca de produtos e realizando diversas negociações que até me fizeram ficar um pouco ausente do mercado de Brasília, fato que estava previsto e até já tinha antecipado ás desculpas ao mercado, mas isso foi feito justamente para colhermos esses frutos.
VoeNews: Com relação a sua ausência para colaboração com a empresa no cenário nacional, a equipe de Brasília tem conseguido suprir a sua falta ?
Regina Barros: Estamos com uma equipe fantástica, super comprometida e capacitada. Porém as vezes se faz necessário a reciclagem para melhor adaptação a demanda.
Sempre que me ausento tenho a tranquilidade e segurança de termos uma equipe nota 10 que dá todo o suporte, com muita competência aos agentes de viagens.
VoeNews: Chegaram novas empresas em Brasília, é normal que existam convites para os profissionais que atuam na área,a West tevealgum problema com isso ?
Sabemos que nosso mercado é muito volátil e dinâmico. E mesmo assim não tivemos muita rotatividade na equipe, cerca de 60% estão desde o início conosco. Mas me sinto ate vaidosa por saber que nossa equipe é o sonho de consumo de muitos, sinal que estamos no caminho certo.
VoeNews: Qual o envolvimento da matriz neste processo de crescimento ?
Regina Barros: Não podemos jamais deixar de mencionar o compromisso da nossa diretoria, que abraçou a causa e tem nos dado todo o apoio para o desenvolvimento do trabalho, o Sr. Hélvécio que é Diretor do Grupo Confiança, o Eduardo Munhos que é o Gerente Geral e demais integrantes apostaram e confiaram que seria possível fazer esta grande mudança e colocar a operadora neste patamar, somos uma grande equipe trabalhando em prol de objetivos comuns.
VoeNews: Sobre o sucesso da West Central,vocêacredita que o mérito seja da marca que se consolidou no mercado ou as pessoas que fazema diferença ?
Regina Barros: A lei de causa e efeito se aplica muito nesta sua pergunta, se temos lideres com a cabeça aberta a inovação e pessoas que estão dispostas a fazer a diferença , essa combinação é perfeita para o sucesso. Não adianta termos uma empresa 100% tecnológica, se não temos pessoas e vice e versa.
VoeNews: A Confiança Consolidadora chegou antes ao mercado,podemos afirmar que quem está crescendo hoje é a West Central ?
Regina Barros: O crescimento que está acontecendo é do Grupo, tanto a operadora quanto consolidadora, como falei, a partir do momento que entendemos a força do grupo conseguimos fazer essa expansão tanto da operadora quanto da consolidadora,não existe diferença, o trabalho é conjunto.
VoeNews: Recentemente houve uma nova fusão entre operadoras de turismono Brasil,isso muda o planejamento da West Central, como você vê mais este acontecimento ?
Regina Barros: Acredito que essas fusões , será uma tendência em nosso mercado, e espero sinceramente que seja em prol do agente de viagens.Da parte da West Central e do Grupo Confiança temos mais é que seguir nossa estratégia e procurar absolver aqueles que não concordam, que por ventura não aceitem ou simplesmente querem ter uma outra alternativa.
A notícia não muda em nada o nosso planejamento e nem nossas estratégias e sempre vemos a concorrência como algo muito saudável para o nosso crescimento,e faz com que sempre possamos sair da zona de conforto. Então é importante que nos movimentemos no sentido de melhorar cada vez mais para seguirmos crescendo e nos superando em busca de atingir nossos objetivos.
FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO
VoeNews: Gostaríamos de saber sua opinião sobre o Festuris.
Regina Barros: A Festuris é uma das melhores feiras do Brasil, venho todos os anos.
O evento é excelente como muitos fornecedores nacionais e internacionais, além de muitos destinos turísticos, várias capacitações enriquecedoras, percebemos que a feira está sempre se reinventando de forma que o público seja sempre supreendido e goste de estar presente no evento.
As características do sul é bem peculiar,de forma que conseguiram realizar um evento com bastante organização e dando todo o suporte e atenção aos participantes, foi um evento maravilhoso.
VoeNews: O fato do evento acontecer no período que acontece o Natal Luz,com grande presença de turistas atrapalha ?
Regina Barros: Eles tem uma logística muito boa para a realização do evento, e como trata-se de um evento tradicional existe um envolvimento de toda a cadeia, as companhias aéreas, os hoteleiros, empresas de receptivos buscam oferecer facilidades para ter a participação efetiva dos profissionais de turismo, até mesmos nas atrações que acontecem no Natal Luz nós pudemos participar, de forma que o evento acontece com naturalidade num período de alta ocupação na cidade sem nenhum problema.
A cidade está maravilhosa. É incrível você esta almoçando e de repente pára tudo para a passagem do papai noel, é encantador estar em Gramado nesta época do ano, ainda mais pela organização, eu tiro o chapéu para a Secretaria de Turismo de Gramado e Canela, e também para os operadores locais que se envolvem.