No ano em que a ONU elegeu como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a Braztoa divulga dados inéditos que mostram o impacto positivo do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade para os seus vencedores. A pesquisa foi realizada por meio de uma parceria com a Universidade de Brasília e desenvolvida pela aluna Luanna Suellen dos Santos, sob orientação da Prof. Dra. Helena Costa.
Após serem premiadas, essas empresas e organizações passaram a dar ainda mais importância à sustentabilidade econômica, social e ambiental nos seus planejamentos estratégicos, na comunicação para o público externo e no treinamento das suas equipes. 54% delas aprimoraram seus programas de sustentabilidade, enquanto 41% mantiveram o que já faziam.
Com isso, 63% voltaram a se inscrever no Prêmio, já que os projetos que realizam continuam sendo aprimorados. A consistência desses projetos fica clara pelo percentual de 40% de iniciativas que ganharam outros prêmios. E a premiação continua se renovando e atraindo cada vez mais empresas e instituições, pois 77% dos ganhadores tinham se inscrito pela primeira vez quando foram premiados.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade elegeu, no dia 30 de outubro, no Recanto Cataratas, os melhores projetos nas categorias Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Meios de Hospedagem & Resorts, Parceiros do Turismo e Projetos Inovadores,selecionados entre as 79 iniciativas cadastradas, número recorde entre todas as edições da premiação.
http://braztoa.com.br/braztoa-anuncia-vencedores-do-premio-braztoa-de-sustentabilidade-20172018/
Patrocínios: Argentina
Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, OMT e ONU Meio Ambiente.
Parceiros de Mídia: Brasilturis, Diário do Turismo, Mercado & Eventos, Panrotas e Travel 3.
Apoio: SENAC
Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado ao tripé da sustentabilidade.
Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo), tornando o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade o primeiro do mundo a ter a chancela do órgão.
Em 2011 a BRAZTOA criou o Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), para demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas e da própria associação, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.
Deste programa, nasceram importantes ações, dentre elas, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, o SEEDS (Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável) e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.
Em 2017 a BRAZTOA passou a ter o entendimento de que todas as atividades associativas que desenvolve visam a sustentabilidade do setor e o Programa Braztoa passa a abranger as demais ações: institucionais, de fomento do setor e de promoção e apoio à comercialização.