O trecho de ida entre Santiago e Melbourne tem mais de 11 mil quilômetros de distância e o voo terá duração de 15 horas – o mais longo da história da LATAM. A companhia vai operar a rota entre as duas cidades 3 vezes por semana.
“A Austrália e o Chile têm muito em comum. Nossos países compartilham muitas das mesmas oportunidades e dos mesmos desafios e há muito que podem fazer em conjunto. Os voos diretos entre Santiago e Melbourne ajudarão a fortalecer nossa cooperação e os vínculos existentes entre nossos negócios, universidades e comunidades”, afirmou Robert Ferguson, Embaixador da Austrália no Chile.
“Graças a esta nova rota direta da LATAM Airlines entre Santiago e Melbourne, nossa gente nunca esteve tão próxima. Este marco também abre nossa região para a Ásia e a América Latina, trazendo ainda mais oportunidades para expandir nossa relação de amizade e explorar novas possibilidades de negócios e de intercâmbio. Também por isso, para aproximar nossos povos, é que o governo de Victoria estabeleceu recentemente a primeira Oficina Latino-americana de Comércio e Investimento em Santiago, no Chile”, disse Phillip Dalidakis, Ministro de Empresas, Inovação e Comércio do Governo do Estado de Victoria, na Austrália.
A LATAM opera atualmente sete voos semanais de Santiago para Sydney (via Auckland, na Nova Zelândia). Desde 2015, o voo é feito a bordo de um Boeing 787-9, o que ampliou a oferta na rota em 27%.
Todos os anos, a LATAM transporta aproximadamente 190 mil passageiros entre a América Latina e a Oceania. Com este voo, a companhia estima transportar mais 77 mil passageiros adicionar anualmente entre os continentes.
Itinerário dos voos
A partir de hoje, o voo LA805 do Grupo LATAM Airlines partirá de Santiago (SCL) às 13h30 (hora local) todas as segundas-feiras, quintas-feiras e sábados, chegando a Melbourne (MEL) às 18h40 (hora local) do dia seguinte, em uma viagem de 15 horas e 10 minutos*.
Já o voo de regresso será o LA804, que sairá de Melbourne às 20h40 (hora local) às terças-feiras, sextas-feiras e domingos, chegando a Santiago às 19h55 do mesmo dia (hora local), com uma duração de 13 horas e 15 minutos*.
(*Itinerário sujeito a alterações)
Sobre a experiência de viagem Santiago-Melbourne
O voo será operado a bordo de um Boeing 787-9 da LATAM. A aeronave conta com 220 assentos em classe Economy, 54 assentos Espaço+ e 30 poltronas na classe Premium Business, que reclinam em 180º. Todos os assentos contam com um sistema de entretenimento de bordo digital com tecnologia touchscreen e uma ampla seleção de filmes, séries músicas e jogos.
Os passageiros que voam em Premium Business poderão desfrutar de serviços adicionais no aeroporto como acesso e embarque prioritários, assim como um novo menu e carta de vinhos a bordo com produtos latino-americanos.
Sobre Melbourne
Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália, com 4,5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Victoria e está localizada na costa sudoeste da Austrália. A cidade foi considerada como “a melhor cidade para se viver” por sete anos consecutivos pelo The Economist Intelligence Unit e é reconhecida como a “capital cultural da Austrália”, pois abriga exposições de nível mundial em área como arte, literatura, arquitetura, gastronomia e esportes (incluindo o Australian Open de tênis e o Australian Grand Prix de Fórmula 1). Também é um dos principais centros financeiros da região Ásia-Pacífico, sediando as matrizes de diversas empresas australianas.
As companhias aéreas membro da aliança oneworld, da qual a LATAM faz parte, oferecem diversas conexões a partir de Melbourne para destinos australianos como Adelaide, Brisbane ou Perth, e também para outros destinos na Ásia como Hong Kong, Singapura, Pequim e cidades turísticas como Bangkok ou Bali.
Sobre Santiago do Chile – uma porta de entrada na América Latina
Santiago é um dos principais centros de operações da LATAM e oferece conexões para um número incomparável de 124 destinos dentro do Chile e pela América Latina. As opções incluem voos diretos para as principais da região, com São Paulo, Buenos Aires, Lima, Bogotá e Quito.
A LATAM também voa para os principais destinos turísticos da região, incluindo Machu Picchu no Peru (via Cuzco); o Parque Nacional Torres del Paine (via Puerto Natales / Punta Arenas, no Chile); as Ilhas Galápagos na costa do Equador; Cartagena das Índias, na Colômbia; as Cataratas do Iguaçu e o Rio de Janeiro, no Brasil.