A Associação Brasileira de Resorts (ABR) promoveu, hoje (27), um bate-papo com o tema “Transformação do mercado hoteleiro: agora é a vez dos resorts?”. A ação foi promovida no estande da entidade na 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa para debater o atual cenário e a importância dos resorts para o turismo nacional. Para isso, a entidade contou com Gabriela Otto, CEO da GO Consultoria, Ricardo Mader, diretor da JLL Hotels & Hospitality Group, e Peter Kutuchian, editor do portal Hôtelier News, e mediação do presidente Luigi Rotunno.
O intuito do encontro foi esclarecer os atuais cenários de investimentos, comunicação e reputação online em um novo cenário tecnológico e de comportamento dos viajantes. Para Ricardo Mader, os resorts brasileiros infelizmente não atraem atenção de investidores no momento. “Todas as dificuldades no Brasil para licenciamento, aprovação e insegurança jurídica têm afastado investidores. O grupo de resorts aqui ainda é muito pequeno. Houve uma época em que os resorts atraíram muitos grupos hoteleiros que se animaram com o Brasil e, hoje, eles não querem mais investir aqui, pois o retorno não foi tão bom, comparado ao Caribe ou Norte da África”, observou o executivo especialista em hotelaria.
Já Gabriela Otto lembrou a influência que os reviews online têm hoje em dia na tomada de decisão dos viajantes e na própria lucratividade dos hotéis. “Um estudo da Universidade Cornell atesta que um ponto a mais em um ranking de sites de avaliação representa a possibilidade de aumento de 0,89% de diária média, de 0,54% na taxa de ocupação e de 1,42% no RevPar. O impacto da reputação online é incontestável”, explicou a consultora, que continuou: “os resorts melhoraram, mas ainda há o que fazer, pois muitos ficam na defensiva. Todos os comentários precisam ser respondidos e, mais ainda, assinados por um gerente ou diretor, alguém responsável, de fato, pelo resort. A gente vive em um mundo da transparência.”
Peter Kutuchian comentou sobre os acertos e os equívocos praticados pelos resorts em termos de comunicação e marketing. “A comunicação muda o tempo todo. A ferramenta da reputação, que está ligada a comunicação, é uma forma dos resorts fazerem a lição de casa. Na comunicação ainda vejo que são poucos os que têm departamento de Marketing ligado com a Comunicação. Hoje é preciso profissionalizar o máximo possível. É muito difícil coordenar uma assessoria fora do resort e fazer essa comunicação ser ágil e assertiva o suficiente para gerar pautas para a imprensa”, pontuou.
No final, os convidados opinaram sobre a relevância da ABR e em quais pontos o trabalho desenvolvido pela entidade pode melhorar. “A ABR pode ter um papel vital na parte de lucratividade e comercialização dos resorts. É ter força de pressão sobre os intermediários e fortalecer os associados em termos de precificação no mercado“, avaliou Gabriela. Ricardo destacou a atuação da associação no nível político: “O mais importante é lutar junto ao poder público pelo setor. O trabalho da ABR tem sido muito importante, até em parceria com outras entidades, mas precisa de mais força, de incluir outros grupos que fazem parte do trade nessa luta”. Por fim, Peter sugeriu uma mudança em termos de educação profissional: “A ABR poderia criar uma academia de ensino para orientar os hoteleiros, levar informações e melhorar o segmento. A gente quer que o setor de resorts cresça e se torne ainda mais profissional”. “Esse tipo de atração nunca foi o que tivemos em nossos estandes, mas considero importante para nós discutirmos os problemas que temos dentro da nossa própria casa”, finalizou o presidente da ABR.
A ABR participa da ABAV Expo 2017 com 22 dos seus 50 resorts associados, que apresentam suas novidades para o final do ano e temporada 2018.
Sobre a ABR: com o objetivo de fortalecer o segmento de resorts no País, a Associação Brasileira de Resorts (ABR) foi fundada há 15 anos e, hoje, conta com 50 empreendimentos hoteleiros de alto padrão da categoria resort, presentes em 13 Estados brasileiros. A entidade atua no desenvolvimento de capacitações, pesquisas de mercado, perfil do consumidor e importantes projetos no trade turístico, a fim de identificar um cenário do desempenho dos resorts e indicar tendências para o segmento.
Site: www.resortsbrasil.com.br