Realizado em Porto Seguro, evento reúne produtores e pesquisadores nacionais e estrangeiros discutindo os rumos do agronegócio no país
Ampliar o consumo de frutas no Brasil é, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Almy Junior Cordeiro de Carvalho, o maior desafio do agronegócio na atualidade. Este e outros assuntos fundamentais para os destinos da fruticultura no país estão sendo discutidos durante o XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura, de 11 a 15/09, em Porto Seguro.
De acordo com o presidente da SBF, apesar de ser a maior geradora de empregos do principal negócio brasileiro, que é a agricultura, a fruticultura ainda precisa superar muitas barreiras para assumir o seu papel de destaque nas exportações e na economia nacional. “Temos ainda muitos gargalos, como a desinformação, a difusão de mitos e inverdades e a falta de tradição de consumo de diversas variedades de frutas, que limitam o desenvolvimento de todo o nosso potencial produtivo”, observa Almy de Carvalho.
Palestras, conferências, minicursos, mesas redondas e visitas técnicas fazem parte da programação do evento, cujo tema central é “Grandes Desafios, Ciência e Conhecimento para Inovação”. O congresso reúne cerca de 700 participantes de várias regiões do Brasil e do Exterior, entre pesquisadores, produtores, estudantes, professores, lideranças e empresas ligadas à fruticultura. A programação inclui ainda o Fórum de Ensino de Fruticultura e a realização da reunião oficial da Câmara Setorial Nacional de Fruticultura, ligada ao Ministério da Agricultura.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura, sob a coordenação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Embrapa, o evento conta este ano com a parceria da International Society of Tropical Horticulture (ISTH), Sociedade Brasileira de Plantas Ornamentais (SBFPO) e Associação Brasileira de Horticultura (ABH), com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro e de diversas outras instituições e empresas públicas. Paralelamente, está sendo realizada ainda a LXIII Reunião Anual da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical.