A Forma Turismo, especializada em viagens estudantis, comemorou, na última sexta-feira (25), 20 anos de história. A operadora, que iniciou os trabalhos como agência de viagens focada em Porto Seguro-BA, conta atualmente com 26 roteiros e já alcançou a marca de 600 mil passageiros embarcados para destinos nacionais e internacionais.
Projeção otimista. A operadora almeja embarcar 100 mil passageiros num único ano em 2020. A empresa acredita que consiga chegar ao número por meio da regionalização dos pacotes e expansão territorial. “Nos últimos anos, ampliamos nosso portfólio com produtos específicos para atender estudantes das Regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Já contamos também com 24 lojas espalhadas por todo o Brasil, com uma operação unificada e consolidada, sobretudo, nas principais capitais nacionais, entre elas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Goiânia”, destaca Mauricio Calasans, diretor da Forma Turismo.
Parcerias duradouras. Um dos grandes trunfos da Forma Turismo nesse período foi contar com parcerias estratégicas e duradouras com grandes players do turismo nacional. A partir de acordo firmado com a Gol Linhas Aéreas, a operadora já fretou mais de 1.300 aeronaves para variados destinos. Outro parceiro importante nessas duas décadas de operação é a rede internacional de resorts Club Med. Em pouco tempo, o programa Forma no Med, voltado para os formandos do 9º ano, ocupou a segunda colocação na escala de importância dentro do portfólio da empresa, atrás somente de Porto Seguro. Recentemente, a Forma Turismo foi considerada pelo próprio Club Med como a operadora com mais rooms night fechados com a rede internacional no mundo.
Sempre Porto Seguro. Após 20 anos, o destino de Porto Seguro-BA segue como o principal produto oferecido pela Forma Turismo. “A cada ano, temos renovado o roteiro de Porto Seguro com objetivo de surpreender nossos clientes. Posso afirmar, conhecendo bastante o mercado, que a cidade baiana pode ser considerada com um dos melhores destinos mundiais para receber o público jovem, pois une com perfeição atrações naturais e boa estrutura hoteleira e de entretenimento”, declara Calasans. Somente nessa temporada, a operadora espera registrar mais de 30 mil passageiros de todo o Brasil embarcados para o destino do Sul da Bahia, representando mais de 50% do volume total de formandos.
Novas apostas. Além das viagens estudantis, a Forma Turismo também tem apostado em outros nichos, como pedagógico e de entretenimento. O Forma Conhecer, lançado em 2015, contempla roteiros focados no turismo educacional. Nesse ano, a empresa também lançou a marca ForFun, que atende as crianças da 5ª a 8ª série. “Tratam-se de fatias do mercado que ainda não atingíamos e que acreditamos que ainda podemos explorar bastante. As crianças e jovens têm viajado cada vez mais cedo e, apesar do recesso político e econômico, turismo ainda é uma das prioridades das famílias brasileiras”, afirma o diretor.
Realizado, Calasans comemora os resultados positivos alcançados nos 20 anos. “O que almejávamos há duas décadas se consolidou de maneira surpreendente. Antigamente, éramos apenas sonhadores e hoje realizamos os sonhos de mais de 60 mil jovens anualmente”, conclui Mauricio.