22.9 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

VoeNews entrevista Simone Valente da KnowHow Operadora de Turismo durante visita da empresa à Brasília

Simone Valente (KnowHow) e Moisés Ponte (VoeNews)
Simone Valente (KnowHow) e Moisés Ponte (VoeNews)

Em visita a Brasília Simone Valente da KnowHow Operaodra de Turismo do Rio de Janeiro conversou com o VoeNews sobre a história da empresa que se chamava Expedition, e sobre o interesse no mercado do Centro-Oeste, onde iniciou visitas em Goiânia e chegou a Brasília apresentando á empresa e oferecendo os produtos personalizados que consiste principalmente em pacotes específico e para América do Sul e Caribe, mas que também abrange outros destinos.

Know-how, em inglês, significa experiência e conhecimento segunda a empresa experiência por já somar duas décadas prestando serviços ao mercado de turismo, e conhecimento porque são especialistas no conjunto de destinos que operam, o que proporciona um grande diferencial que acaba refletindo nos serviços, roteiros e preços diante as outras empresas.

A KnowHow se orgulha por todo este tempo de jornada, transformando sonhos em realidade, e busca melhorar ainda mais seus serviços para que seus clientes possam cada vez ir mais longe, , veja a entrevista realizada no último dia 16 de Agosto de 2017.

VoeNews: Me fale um pouco da KnowHow Operadora de Turismo ?

Simone Valente:Somos uma operadora que atua no mercado a 20 anos, sendo que anteriormente atuávamos como o nome de “Expedition” que era uma empresa especializada em América do Sul com sede em São Paulo-SP e Filial no Rio de Janeiro-RJ, sendo que a empresa era composta de dois sócios.

O sócio do Rio de Janeiro sempre teve vontade de inserir outros destinos ao portfólio da empresa, mas não tinha a concordância do sócio de São Paulo que desejava ser uma operadora exclusiva da América do Sul.

Há dez anos o sócio de São Paulo que não era brasileiro e estava insatisfeito com o cenário político e econômico do Brasil optou por encerrar as atividades da “Expedition”e voltar ás suas origens.

À partir daí, e isso fazem outros dez anos, o sócio do Rio de Janeiro que ficou sozinho teve autonomia para colocar em prática suas ideias de abrir o leque de produtos, tenho inclusive de mudar o nome da empresa devido o anterior se remeter a produtos específicos, o que não era mais a realidade da empresa.

Era inviável utilizar o nome anterior devido a dificuldade de se associar por exemplo o destino Caribe á uma operadora intitulada “Expedition” , então a empresa atua a vinte anos no mercado, e nos último dez com o nome de KnowHow Operadora Turística.

 

Simone Valente da KnowHow Operadora de Turismo
Simone Valente da KnowHow Operadora de Turismo

VoeNews: A Expedition atuava nos dois estados (SP e RJ), e a KnowHow só no Rio de Janeiro, porque ?

Simone Valente: Nós tínhamos o projeto de abrirmos KnowHow em São Paulo no ano de 2014, porém foi quando veio a crise econômica e com muito senso crítico, e o fato do proprietário ter vindo do mercado financeiro ele entendeu que não era hora de fazer grandes investimentos e expandir negócios, pois a queda nas vendas era algo que iria acontecer,então optou-se em manter a estrutura existente e deixar para o futuro qualquer plano de abertura de novas bases.

VoeNews: A “Expetition” era uma empresa especializada na América do Sul, e a KnowHow ?

Simone Valente: Também. Na verdade tudo que a empresa anterior fazia nos demos continuidade, porém, algo que era exclusividade passou a ser o “carro chefe” da KnowHow, pois além da América do Sul nos temos também Caribe e alguma coisa de Estados Unidos, mas não todos os produtos, destinos exóticos onde sempre atuamos como as ilhas do Tahiti e agregamos Ilhas Maldivas, Ilhas Seychelles e Dubai.

Mas ressalto que os principais produtos são: Chile, Peru, Uruguai e Bolívia que foi onde tudo começou e nos especializamos bastante, e continua demandando nosso principal movimento de vendas, pois é o que conhecemos de melhor e podemos dar aos agentes de viagens suporte e consultoria principalmente nos destinos mais difíceis de serem operadora, como a Trilha Inca do Peru, a Região do Salar do Yumi, Região da Patagônia seja ela Chilena ou Argentina, Deserto de Atacama e vários outros roteiros .

São roteiros que sabemos que são realizados por viajantes experientes e muito exigentes quanto a realização dos mesmos.

VoeNews: O que diferencia os produtos da KnowHow que lhe permite dizer que são de fato especialistas na América do Sul ?

Simone Valente: Nós não somos uma operadora que faz tudo, nós trabalhamos produtos específicos e aquilo que conhecemos, e sabemos o que pode ser operadora em cada região e qual a melhor logística para se fazer isso em cada destino.

O fato de nós sermos uma empresa que atua com fornecedores locais em cada região também nos diferenciam da grande maioria, pois é comum as operadoras que tem um leque muito grande de destinos centralizar tudo num grande fornecedor.

Um exemplo é a Quality na Argentina, onde muitas operadoras compram toda a Argentina dela, como Bariloche, Calafate, Bariloche e etc, nós fazemos diferente, compramos da Quality que está em Buenos Aires somente este destino, em em Bariloche por exemplo compramos diretamente do fornecedor que está lá e conhece o produto de forma específica.

Compramos direto de cada região diretamente, sem intermediários, o que inclusive minimiza os custos operacionais, diminui o preço e faz com que a comunicação seja direta, tendo melhor negociação e preços mais competitivos com a eliminação de intermediários.

VoeNews: Esses diferenciais tem sido percebidos pelas agências de turismo que compram da KnowHow Operadora de Turismo ?

Simone Valente: Somos uma empresa muito consolidada e conceituada no Rio de Janeiro, principalmente pelos parceiros que atuam conosco como companhais aéreas, consolidadoras e rede hoteleira que nos concedem condições favoráveis para sermos muito competitivos e proporcionarmos aos agentes de viagens bons produtos.

O fato do proprietário fazer parte do dia-a-dia da empresa, fazer visitas constantemente e estar sempre presente também é algo importante e que transmite credibilidade e confiança aos agentes de viagens.

Moisés Ponte (VoeNews) entrevista Simone Valente (KnowHow Operadora de Turismo)
Moisés Ponte (VoeNews) entrevista Simone Valente (KnowHow Operadora de Turismo)

VoeNews: Quando a KnowHow identificou a necessidade ou vislumbrou a possibilidade de entrar em novos mercados como é o caso do Centro-Oeste ?

Simone Valente: Sabemos que o cenário atual do país não é dos melhores, mas no Rio de Janeiro a situação está bem mais crítica, é o pior estado do Brasil financeiramente, e o fato da capacidade de compra depender muito do funcionalismo público e da Petrobrás piora muito a situação, pois essas pessoas estão em situação delicada, inclusive sem receber salários, de forma que isto proporcionou consequentemente uma queda vertiginosa na compra de pacotes turísticos.

Outro fator foi que entre 2014 e 2016 no Rio de Janeiro principalmente houveram vários eventos ruins acontecendo. Além da migração de compras realizadas para a internet, várias operadoras de renome nacional e muitas outras exclusivas do Rio de Janeiro mais muito atuantes, encerraram suas atividades ou faliram sem atender os passageiros que haviam pago seus pacotes.

A Nascimento e Maktour que sei que repercutiu aqui em Brasília deixaram muitas agências na mão, que diante do temor de novas baixas optaram por operar diretamente para atender os seus passageiros, comprando sem intermediários dos fornecedores, mesmo ganhando menos mais se sentindo mais seguras.

Então tivemos que mostrar nossa solidez para que tivéssemos a confiança das agências e continuar merecendo que elas continuassem acreditando em nosso trabalho e utilizando nossos serviços.

VoeNews: Mas efetivamente como mostrar para as agências em ações que a operadora não vai deixá-la na mão numa situação parecida com as demais que encerraram as atividades da noite pro dia ?

Simone Valente: Como associada da Braztoa nós fizemos parte de uma ação da entidade que foi tomada para proteger ás agências do Rio de Janeiro. Foi chamada uma seguradora para criar um seguro contra falência das operadoras e demais fornecedores envolvidos na operação, que se chama Trip Protector, conhecido no Rio de Janeiro como “Seguro Braztoa”.

Foram chamadas todas as operadoras associadas e apresentada a proposta deste seguro, mas era necessário uma análise da vida financeira das empresas para que fosse possível ter este seguro, sabemos que seguradora nenhuma entraria num negócio de altíssimo risco, assim várias empresas não tiveram direito a ter essa apólice.

A KnowHow após toda essa verificação teve o seguro aprovado com apólice com valores bem elevados em virtude justamente da nossa solidez e solvência, o que já foi uma boa resposta da nossa parte para o mercado.

VoeNews: Vamos continuar sobre a a vinda da KnowHow para o Centro-Oeste.

Simone Valente: Com todos esses acontecimentos de fato as vendas caíram, e como empreendedores que somos, procuramos buscar novas alternativas de crescimento, e isso incluiu outros mercados, pois se anteriormente o mercado do Rio de Janeiro e São Paulo eram suficientes para a KnowHow isto mudou e temos a necessidade de expandir sem grandes investimentos .

Então entendemos que precisávamos expandir e pela capacidade de compra e localização optamos pelo Centro-Oeste Após nos consolidarmos no local e conseguirmos atender sem comprometer a nossa operação iremos buscar outros mercados também, como o sul do país que estamos estudando e que provavelmente será nosso próximo passo, mas tudo acontece de forma bem planejada.

Simone Valente (KnowHow Operadora de Turismo)
Simone Valente (KnowHow Operadora de Turismo)

VoeNews: Como tem sido a receptividade da sua pessoa, da KnowHow e dos produtos na região Centro-Oeste ?

Simone Valente: O mercado de Goiânia já tem dado resultado, em Brasília reiniciamos muito recente, então temos convicção de que é um trabalho gradativo que precisamos fazer, até porque como foi mencionado anteriormente aqui também teve operadora que fechou, então quando aparece uma “nova operadora” mesmo com 20 anos de atuação, mas desconhecida do mercado local é natural que fiquem com o pé atrás.

As agência que tiveram que arcar com viagens de passageiros que estavam confirmados em operadoras que fecharam estão muito preocupadas com novos negócios, então precisamos no apresentar primeiro e transmitir credibilidade.

O mercado também é muito fechado, tudo que acontece é tornado público muito rápido, então o que tem nos feito ter um retorno satisfatório a curto prazo é justamente o produto que trabalhamos e que existe uma carência muito grande em Goiânia e Brasília.
Sabemos que a Calcos era muito utilizada neste mercado, mas deixou de operar e ficou essa lacuna para dar conhecimento e o devido suporte aos agentes e e nós surgimos como esta alternativa.

VoeNews: Simone me fala um pouco deste trabalho da KnowHow aqui na região Centro-Oeste.

Simone Valente: Como somos uma empresa associada á Braztoa, nós viemos para o evento “Experiência Braztoa” que ocorreu no Rio Quente Resorts, e já fui para Goiânia realizar visitas às agências de turismo, e posteriormente à Brasília. Há alguns meses atrás já tínhamos iniciado o trabalho na região através de nosso executivo de contas, e eu estou dando continuidade.

Mas já temos agências solicitando e fechando vários negócios conosco, inclusive visitando uma agência na Galeira do Hotel Nacional me deparei com uma agência que estava no nosso site,foi uma grata surpresa, principalmente pelo elogio do nosso conteúdo sobre a América do Sul, onde a mesma falou que adorava e utilizava muito para consulta, mas não fechava vendas porque não conhecia e empresa, e eu cheguei na hora para estreitar o relacionamento, foi uma grande coincidência que fiz questão de reportar imediatamente para nossa diretoria.

VoeNews: Como funciona para as agências que desejarem adquirir os produtos da KnowHow, se é on-line ou através de e-mails ?

Simone Valente: O fato de sermos uma empresa que trabalha com produtos diferenciados faz com que o nosso atendimento não seja on-line, até porque este formato atende principalmente os produtos formatados ou isolados como hotéis e passagens, uma viagem elaborada você não consegue comprar on-line.

A KnowHow esta trabalhando numa nova formatação do site, mas não é nosso interesse comercializar nossos produtos on-line, trabalhamos de maneira muito específica, então encontra-se na nossa página todas as informações e produtos mas a venda será feito á partir da cotação ou reserva via e-mail ou skype e provavelmente para atendermos Brasília estaremos implementando o Wathsap, pois na maioria das visitas que realizei fiquei sabendo que aqui isso é muito comum,o que até então não tinha constatado em nenhuma outra região. No Rio de Janeiro por exemplo isso não acontece.

KnowHow (4) (Copy)

VoeNews: Com qual regularidade pretende vir a região ?

Simone Valente: Estou na Região pela primeira vez, então a intenção era apresentar á KnowHow aos agentes de viagens como uma alternativa, e como visito Rio de Janeiro e São Paulo a previsão é que eu retorne ao Centro_oeste a cada dois meses, mas os agentes estarão recebendo nossas novidades semanalmente através de e-mails de forma que esteja sempre recebendo informações da nossa empresa, até porque quem não é visto não é lembrado.

Mas este é um começo, e claro de acordo com a resposta que tivermos existe a possibilidade de alterarmos este cronograma, nada é estático, não somos uma empresa departamentalizada, todos os funcionários através de treinamentos constantes sabem de todas as áreas da empresa e se necessário o deslocamento para a região com mais frequência nos estaremos aqui.

Serviços:

KnowHow Operadora de Turismo

Av. Rio Branco, 156 – Conjunto 1905 – Centro

Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Telefone: (21) 2532-2066 – 2532-5159

E-mail: info@knowhow.tur.br

 

 

Related Articles

3632 COMENTÁRIOS

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles