22.3 C
Brasil
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img

Uruguai investe em parceria com países asiáticos

De olho na China e Japão, Vice-Ministro de Economia e Finanças uruguaio promove encontros com empresários no Brasil

Montevidéu / São Paulo – O Uruguai vem se destacando pela forte estabilidade econômica, jurídica e social. Há mais de 15 anos crescendo ininterruptamente, o país vem ganhando força e destaque internacional nos mais diversos seguimentos, desde sediar a maior Cúpula Empresarial entre China, América Latina e Caribe, ChinaLAC até encontros com grandes empresários para estreitar as relações bilaterais entre países, que visam aumentar o investimento do capital estrangeiro no Uruguai.

O Vice-Ministro de Economia e Finanças, Pablo Ferreri, acompanhado do diretor executivo, Antônio Carámbula, da agência de comércio exterior, Uruguay XXI, estiveram esse mês em São Paulo para dois eventos: o lançamento da cúpula a empresários chineses e brasileiros e a apresentação da palestra “Uruguai um país no qual confiar” para 150 empresários japoneses. Segundo o Vice-Ministro o Brasil, além de ser um forte parceiro comercial do Uruguai, possui a maior comunidade nipônica da América Latina.

Durante sua apresentação na Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Pablo Ferreri convidou o grupo do Japão a investir no país em setores de serviços e infraestrutura. “Estamos lançando vários projetos de participação público-privada, dando um espaço de investimento ao setor privado muito importante nestas áreas. Aí também se apresentam grandes oportunidades de investimento e as empresas japonesas incorporam inovação, conhecimento tecnológico e capacidade de fazer negócios diferentes”, completa o líder da economia uruguaia.

No lançamento do ChinaLAC, o diretor executivo do instituto Uruguay XXI, Antonio Carámbula, reforçou a importância das transações comerciais entre essas regiões. “A China é o principal parceiro comercial da América Latina e do Caribe e o Uruguai procura ser sua principal porta de acesso à região”, enfatizou Carámbula.

Dessa forma, Punta Del Este receberá o maior e mais importante Fórum Empresarial que permeia o estreitamento do relacionamento e parceria entre China, América Latina e Caribe. O evento que está em sua 11ª edição e acontece entre 30 de novembro a 2 de dezembro, prevê a chegada de aproximadamente 500 empresas chinesas e centenas latino-americanas e caribenhas, além de autoridades das regiões citadas. A pretensão é amplificar as relações bilaterais de parcerias que movimentam anualmente centenas de bilhões de dólares. “Cúpulas empresarias são relevantes porque melhoram e estimulam o comércio entre países”, analisa Carámbula.

Considerado por Moody’s, Standard & Poor´s, Fitch Raitings e DBRS (principais agências classificadoras de risco) um país de elevado grau de investimento, o Uruguai tem uma política que oferece vantagens e oportunidades únicas altamente estruturadas para recebimento do capital estrangeiro. Os pacotes de incentivos, facilidades para fazer negócios, a liderança em tecnologia e logística moderna foram pontos chaves para que o elegessem sede do ChinaLAC este ano e de mais 130 eventos que ocorrerão ainda nesse segundo semestre.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles