Campanha nos hotéis da rede mantém-se alinhada à mobilização promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Pioneira na adoção do Código de Conduta do Turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, a Atlantica Hotels promove, emparceria com a Childhood Brasil, organização social que trabalha pelo enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a tradicional campanha de mobilização social e arrecadação de recursos no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação nos hotéis mantém-se alinhada à mobilização organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em todo o País, cujo símbolo é a flor amarela, que representa a lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Foi feita ainda uma adaptação do slogan “Faça Bonito” para a comunicação da Atlantica com o “É Legal fazer bonito, é legal Proteger”, especificamente para o mês de maio.
De acordo com Dináurea Cheffins, vice-presidente de Recursos Humanos da Atlantica, ajudar a proteger crianças e adolescentes é um dever de toda a sociedade. “Com a ação nos hotéis, queremos atingir o maior número de pessoas de forma que elas se conscientizem, apoiem e disseminem esta causa, envolvendo ainda governo e outros players do setor privado” afirma a executiva.
“Para a Childhood Brasil, essa parceria com a Atlantica Hotels é muito importante. A efetivação da proteção precisa do reconhecimento corporativo dos direitos humanos de crianças e adolescentes na cadeia de valor dos negócios, desde a alta gestão até os processos de gestão. Contar com os esforços de proteção nos hotéis da rede hoteleira é um grande exemplo e inspiração para o mundo dos negócios”. afirma Heloisa Ribeiro, diretora executiva da organização.
A partir da comunicação, foram criados cartazes, poster eletrônico de elevador, lobby mídia e folder. Segundo Eva Cristina Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, “poder contar com o comprometimento da Atlantica Hotels em mais um dia 18 de maio reforça o papel fundamental do setor privado em proteger os direitos de crianças e adolescentes, em especial contra violência sexual”, declara Eva.
Dando continuidade à tradicional campanha de arrecadação, cada hóspede será estimulado a fazer doação de R$ 1,00 e arredondar sua conta no momento do check out. “Há outras possibilidades como depositar moedas no cofrinho localizado na recepção do hotel e consumir produtos do frigobar que tenham o selo “Criança Aqui é Legal!”, revela Eva.
O recurso recebido com as doações é integralmente repassado à Childhood Brasil.
Parceria com a Childhood Brasil
A Responsabilidade Social é pautada na Atlantica Hotels desde 2005 pelo acordo pioneiro que a rede firmou com a Childhood Brasil – instituição criada pela rainha Silvia da Suécia, para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes – para a adoção do Código de Conduta do Turismo Contra Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A rede Atlantica mobiliza suas unidades espalhadas pelo País todo dia 18 de maio em atenção especial ao enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes. A data foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentesem razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como “Caso Araceli”, nome da menina de apenas oito anos de idade que foi vitimizada e assassinada em Vitória (ES) há 34 anos.
A missão da companhia é promover o Turismo Sustentável com atitudes de proteção a crianças e adolescentes. Durante todo o ano são promovidas açõesvoltadas aos colaboradores, hóspedes, parceiros e investidores de forma queeles apoiem esta causa, disseminando a causa liderada pela Childhood Brasil.
Entre os marcos importantes nesta luta, a Atlantica elaborou o Código de Conduta para Proteção de Crianças e Adolescentes contra a Exploração Sexual; aderiu ao The Code (iniciativa internacional de enfrentamento da exploração sexual de crianças no turismo); apoia o movimento do Dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; realizou inúmeras campanhas de engajamento que já atingiram milhares de pessoas, entre funcionários, ex-funcionários, fornecedores, investidores e hóspedes e; foi reconhecida, em 2012, pela atuação no Brasil, quando recebeu do Comitê Nacional, o prêmio Neide Castanha.
Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que trabalha, desde 1999, para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no país. A organização tem o papel de garantir que os assuntos relacionados ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes sejam pauta de políticas públicas e do setor privado, oferecendo informação, soluções e estratégias para as diferentes esferas da sociedade. A Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada pela Rainha Silvia da Suécia. http://www.childhood.org.br