Rodadas de negócios acontecem em cidades da Argentina, Chile e Uruguai, entre o trade turístico potiguar e agentes e operadores de viagens locais. Objetivo é atrair visitantes destes países para fomentar o turismo no RN
A partir de 30 de maio, os principais operadores e agentes de viagens do Uruguai, Chile e Argentina vão receber, aproximadamente, 30 representantes do turismo do Rio Grande do Norte para a realização de rodadas de negócios, chamadas de Meeting Brasil – missão Rio Grande do Norte.
A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e tem como objetivo ampliar a presença de turistas destes países no Estado Nordestino.
“Nosso Estado se fortaleceu bastante nos últimos anos. Hoje, o Rio Grande do Norte conta com uma forte infraestrutura turística, capaz de receber um maior número de visitantes e se manter como a porta de entrada para os destinos no Nordeste brasileiro, oferecendo em seus principais atrativos uma gama de opções que vai além de sol e mar”, afirma Ana Maria da Costa, Diretora Presidente da Emprotur.
Os meetings devem contar com a presença de 150 convidados em cada cidade, começando por Montevidéu, no Uruguai, no dia 30 de maio. Já no dia 31 de maio é a vez de Santiago, no Chile, e para finalizar, Argentina, que receberá três encontros: Córdoba no dia 2 de junho, Santa Fé no dia 5 de junho e Rosário no dia 6.
O Rio Grande do Norte recebe 2,5 milhões de visitantes do Brasil e do mundo por ano e as iniciativas do Governo para fortalecer o turismo local já mostram bons resultados. O Estado foi o único do Nordeste a registrar crescimento no mercado internacional em 2016. Dados da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Norte mostram que o crescimento foi de 12% entre 2015 e 2016.
Com a ação, o objetivo do Governo potiguar é fortalecer os principais mercados emissores, Argentina e Chile, além de intensificar a promoção do RN no mercado uruguaio. “Nossa expectativa é gerar negócios direto com os agentes de viagens e operadores que estarão presentes, fortalecendo assim essa ligação com o empresariado local e a imagem do Rio Grande do Norte como um destino repleto de riquezas naturais e com estrutura para receber tal demanda”, explica o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso ganham destaque nas rodadas de negócios e o foco será a promoção do turismo, cultura, gastronomia e natureza destes lugares. Além dos meetings, os agentes de viagens ainda vão participar de capacitações.
O investimento no mercado sul-americano faz parte da estratégia do Governo, já que possui um alto potencial de turismo, ainda pouco explorado. Os representantes do turismo potiguar terão a possibilidade de apresentar o seu produto para os principais operadores e agentes de turismo de cada cidade, que já comercializam ou têm interesse em comercializar o destino.
Apresentar as belezas e a estrutura do Rio Grande do Norte para o mercado sul-americano é a missão de Governo, Setur RN e Emprotur nesses encontros, que têm potencial para gerar frutos em longo prazo para o turismo local. “Com esses meetings conseguimos despertar o interesse de novos clientes e fechar negócio in loco, apresentando de forma eficaz nosso Estado”, conclui o secretário.