A organização da feira colombiana registrou um aumento de 15% no número de visitantes em relação ao ano passado
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveu 11 destinos nacionais durante a Vitrina Turística Anato 2017, que aconteceu de 1º a 3 de março em Bogotá. Entre os destinos apresentados aos visitantes e parceiros do trade da Colômbia, no estande Brasil, estavam Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE) – que têm voos diretos a partir da Colômbia –, mais os estados Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina (representado por Balneário Camboriú/SC), além de Ilhabela (SP), Angra dos Reis (RJ) e Foz do Iguaçu (PR), considerado novo e que tem procura crescente no mercado colombiano.
No palco da feira, houve a apresentação de um grupo musical que interpretou músicas dos mais diversos ritmos brasileiros, que proporcionaram uma viagem pelo País. E no estande Brasil, aconteceu o Festival Gastronômico com comidas típicas de diferentes estados.
“A participação da Embratur na Anato foi essencial para estreitamos nossas relações com o mercado colombiano, tão importante para o turismo brasileiro”, afirmou a representante do Instituto no evento, a assessora da Presidência Kátia Bitencourt. Para ela, essa foi ainda uma excelente oportunidade para potencializar a divulgação dos destinos nacionais, que teve intensa procura na feira.’’
De acordo com Paula Cortés Calle, presidente da Anato, houve um crescimento de 15% de visitantes na 36 edição da feira em relação a 2016, sendo contabilizadas 36 mil pessoas. “Registramos um aumento no número de profissionais do turismo de mais de 40 países. Este foi o sinal da importância deste evento como o ideal para a realização de negócios comerciais e novos contatos”, disse.
A presença da Embratur no evento também foi marcada por reuniões com representantes das companhias aéreas Avianca e Latam, ocasião em que foram discutidas possibilidades de novas rotas e aumento de frequência dos voos já existentes. Ainda fez parte da agenda da equipe da Embratur, um encontro com o embaixador do Brasil na Colômbia, Julio Glinternick Bitelli.
Segundo Kátia Bitencourt, a Embratur tem intensificado suas ações em países do mercado Sul-americano, como a Colômbia. “No mês de dezembro passado, por exemplo, capacitamos 350 profissionais do turismo durante o Workshop Brasil Sensacional, em Bogotá”, destacou.
Informações de mercado
A Colômbia é um mercado prioritário para o Brasil. O País é o 5º maior emissor de turistas sul-americanos para o Brasil e, em 2015, destinou 118.866 mil turistas colombianos para visitar as terras brasileiras, conforme o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo (2016/Ano Base 2015).