Companhia aérea faz ação em voo e nas redes sociais para inspirar meninas a serem o que elas quiserem
São Paulo, 8 de março de 2017 – A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, uniu-se à Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável por uma das marcas mais queridas do Brasil, a Turma da Mônica, em uma campanha para incentivar o respeito e a igualdade de oportunidades para todas as crianças. Chamado “Donas da Rua”, o projeto produz e agrega conteúdos para demonstrar como todas as meninas podem exercitar seu direito de ser o que quiserem e entender melhor o conceito de empoderamento. A parceria engloba ações a bordo e nos canais de comunicação da companhia aérea.
Esta manhã, o voo 6375 decolou às 7h05 de São Paulo (Guarulhos) para Fortaleza totalmente tripulado por mulheres. Pelo sistema de áudio, a empresa transmitiu uma mensagem gravada pela personagem Mônica e, nas telas individuais, exibiu um vídeo em que a Dona da Rua mais querida do país aparece vestida de comandante. Em seguida, as comissárias distribuíram às crianças coroas da Turma da Mônica e pôsteres personalizados com a hashtag #DonasdaRua.
Nas redes sociais, a Avianca Brasil trocou seu avatar oficial por uma imagem da personagem e postou conteúdos para sustentar a campanha. Nos próximos dias, a aérea carregará no YouTube um vídeo com a reação dos passageiros à ação.
“Algumas profissões ainda são predominantemente masculinas porque não há tantas mulheres com formação na área. Na aviação, podemos ser comissárias de voo, mas também podemos pilotar e comandar aeronaves, fazer manutenção, exercer qualquer atividade. Queremos incentivar para que cada vez mais meninas se interessem pelo setor e estudem para se candidatar a assumir o manche”, destacou Flavia Zülzke, gerente geral de Marketing da Avianca Brasil. “Temos muito orgulho da nossa parceria com a Mauricio de Sousa Produções, que há mais de 50 anos aproveita a forte projeção de suas personagens para transmitir mensagens de respeito e igualdade”.
“Um dos motes do Donas da Rua é inspirar por meio do exemplo. Se mostrarmos às meninas de hoje que existem mulheres que comandam aviões, por exemplo, no futuro podemos ter uma presença muito mais das mulheres como pilotas”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.
Em 2016, a Mauricio de Sousa Produções assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU — uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que orienta o setor privado na promoção da Igualdade de Gênero no ambiente de trabalho, mercado e comunidade. O projeto “Donas da Rua” conta com a parceria da ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A Avianca Brasil é parceira da MSP desde 2015.