Já imaginou entrar em uma agência de aluguel de carros e sair dirigindo o veículo sem passar pelo balcão de atendimento da empresa? A Localiza, está desenvolvendo uma tecnologia que vai tornar esse processo uma realidade. Em menos de um minuto, por meio de um aplicativo de celular, o cliente faz o check-in,informando a chegada à agência. Em seguida, a ferramenta aponta a localização exata do carro com detalhes como número da vaga, placa do veículo e a foto do modelo escolhido. Quando o cliente chega à vaga determinada, aparecerá na tela o botão “abrir o carro” que, quando acionado, abre o veículo automaticamente. As chaves e o documento estarão no porta-luvas e o cliente já pode sair dirigindo.
Segundo Guilherme Braz ,diretor de Experiência do Cliente e Pricing da Localiza, a tecnologia, que é inédita na América Latina e utilizada apenas em outros dois países no mundo, é a mais recente iniciativa de um grande programa de melhoria da experiência do cliente. “A Localiza reconhece que a inovação é um fator determinante para atrair e reter clientes. Por isso, buscamos sair sempre na frente na oferta de produtos e serviços que proporcionem mais agilidade e simplicidade na locação de carros, dando mais liberdade de escolha e autonomia a nossos clientes. A ferramenta de locação totalmente digital pretende transformar o panorama de aluguel de carros no país e acreditamos que o veículo alugado se tornará uma opção demobilidade ainda mais interessante. Queremos surpreender e fidelizar o nosso cliente”, explica Braz.
A novidade integra um programa de investimentos de cerca de R$ 10 milhões destinados a melhorias de produtos e novas tecnologias realizado pela Localiza. A previsão é de que, no segundo semestre de 2017, a novidade esteja disponível nas principais agências Localiza do país.
“No momento, estamos em uma etapa de piloto com mais de 10 veículos, convidando um grupo selecionado de clientes de Belo Horizonte e São Paulo para experimentar o novo serviço. Estamos adotando o processo de co-criação com os clientes, pois são aqueles que utilizam o serviço e desta forma a solução fica muito mais ajustada às suas necessidades. Buscamos entender os desejos e demandas dos consumidores para melhorar a experiência em aluguel de carros. A aprovação do serviço tem sido excepcional até agora”, comenta Guilherme Braz.
A reserva do carro pode ser feita por diversos canais – inclusive pelo APP da Localiza. O processo de devolução do veículo, que já é digital, fecha todo o ciclo de experiência, com o máximo de agilidade.