Parcerias com o Comitê Descubra Brasil e com a Embaixada do Brasil em Lima fomentam a promoção internacional do País.
A consistente parceria da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com o Comitê Descubra Brasil no Peru proporcionou a divulgação dos destinos brasileiros na mais importante feira do turismo no país sul-americano. A cidade de Arequipa recebeu a Feira Internacional de Turismo AVIT 2016, que reuniu mais de 700 operadores, representantes de companhias aéreas, hotéis e empresas de transporte turístico da América Latina para promover e conhecer as mais variadas opções de turismo de lazer.
Colaboraram para a ação também a Embaixada do Brasil em Lima e o Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) no Peru, considerado 6º maior emissor de turistas da América do Sul para o Brasil. Durante a feira, organizada pela Asociación de Agencias de Viajes y Turismo de Arequipa (Associação de Agências de Viagens e Turismo de Arequipa), foram exibidos os produtos turísticos brasileiros e distribuídos materiais promocionais da Marca Brasil.
Para o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira, a parceria com o CDB, a Embaixada e o EBT no Peru intensifica a promoção turística do País na América do Sul, além de priorizar o mercado. “Sabemos da importância de ações promocionais nos países sul-americanos e queremos aumentar o fluxo de turistas entre o Peru e o Brasil. A atuação dessas entidades é fundamental para reforçar o trabalho da Embratur e disseminar as melhores opções de destinos no nosso País”, comentou.
Anteriormente à AVIT, o EBT e a operadora brasileira Itaparica Turismo apresentaram para 200 profissionais do trade as novas atrações do Rio de Janeiro, fruto de investimento para a Olimpíada e Paralimpíada, como a Praça Mauá, e as melhorias na mobilidade urbana e hotelaria. Os presentes conheceram ainda os principais atrativos da Bahia e opções de lazer em Salvador, Morro de São Paulo e na Praia do Forte. Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo mostram que somente em 2015, mais de 113 mil visitantes peruanos estiveram no Brasil.
Promoção sul-americana
Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional do Brasil consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto com a Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras e seguradas de viagens radicadas nos mercados.