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terça-feira, novembro 26, 2024
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Cruzeiros Fluviais: A nova vitrine do Brasil para o mundo

Embratur apoia divulgação do turismo fluvial e de fronteira durante encontro no Pantanal

Um dos destaques da reformulação do ambiente de negócios da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) passa pela ampla divulgação dos cruzeiros fluviais, tema que foi discutido durante o 4º Encontro de Turismo de Fronteira Brasil – Bolívia. No evento, realizado de 25 a 28 de novembro em Corumbá (MS), o Instituto apresentou estratégias de Inteligência Competitiva para o turismo fluvial e para o fronteiriço.

“É importante diversificarmos a promoção dos segmentos do turismo para os estrangeiros. Neste evento, tivemos a oportunidade de defender a divulgação dos cruzeiros fluviais para o mundo, e a região do Pantanal é uma das que já está preparada para receber esses visitantes”, afirmou Vinicius Lummertz, presidente do Instituto.

No encontro, 34 operadores de turismo, dentre eles representantes do Paraguai, do Chile e da Bolívia participaram de rodadas de negócios e de um painel promovido pela Embratur sobre Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo. A chefe de divisão de Inteligência Competitiva do Instituto, Maressa Farias, ministrou o painel, apresentando dados e estratégias de divulgação dos produtos de ecoturismo, aventura e pesca esportiva do Brasil no mercado internacional.

“Estar em Corumbá, portão de entrada da América do Sul para o Pantanal, reforça a importância do fortalecimento de roteiros integrados para a região. Além disso, a realização de um famtour durante a abertura da temporada de cruzeiros fluviais no Pantanal, possibilitou que os participantes vivenciassem a cultura pantaneira”, destacou Maressa Farias.

O diretor-presidente da operadora Transmundi, Miguel Andrade, elogiou a iniciativa: “A Embratur e o Ministério do Turismo são fundamentais, porque têm uma influência enorme sobre o trade ao divulgar as regiões brasileiras. Nós temos muitos lagos, rios e um litoral enorme a serem explorados. Já existem muitas possibilidades e uma dela é Corumbá, onde os barcos já estão prontos para serem comercializados”.

Com roteiros de duração média de quatro dias e três noites, que reúnem a observação da vida silvestre entre as belezas da maior planície alagável do mundo, atividades de lazer ao ar livre e a integração com a natureza e cultura pantaneira, o destino Corumbá foi apresentado aos gestores e operadores internacionais, por meio de uma famtour, como um importante produto para o segmento cruzeiro fluvial.

No itinerário, eles visitaram safaris terrestres e participaram de excursões em pequenas embarcações, cavalgadas, trilhas, banhos no Rio Paraguai e seus afluentes. Conheceram os encantos da capital do Pantanal, como o Museu de História do Pantanal e a Estação Natureza Pantanal, e visitaram exposição interativa sobre o bioma. A gastronomia, o artesanato e a cultura também foram apreciados como parte importante do roteiro.

“Foram quatro dias maravilhosos! Nós vivenciamos a flora e fauna do lugar e conhecemos pessoas muito alegres e amorosas. Vir para o Brasil é sempre uma grande experiência”, contou o chileno Rodrigo Streitt, da In2travel. Já o boliviano Sebastian Cinza, da Magriturismo, disse ter passado “dias incríveis” a bordo do cruzeiro fluvial.

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, o segmento de cruzeiros fluviais é extremamente importante para o turismo local. “Tanto para a pesca esportiva, que é consolidada no destino, como para atração de novos viajantes brasileiros e estrangeiros interessados em ecoturismo e aventura. Temos infraestrutura apropriada e estamos prontos para receber os turistas”, reforçou.

De acordo com pesquisa do Observatório de Turismo de Corumbá, o fluxo turístico na região cresceu 6,6% entre 2013 a 2015, com a chegada de mais de 218 mil turistas. Considerando apenas visitantes estrangeiros, no mesmo período, o crescimento foi de 39,5%, com registros de 29.392 pessoas em 2013 e 41.005 mil em 2015. Ainda de acordo com o Observatório, os principais emissores internacionais para os segmentos de ecoturismo e aventura para Corumbá são Holanda (32%), França (11%), Alemanha (9%), EUA (7%) e Inglaterra (7%).

Parcerias para promover roteiro integrado com países vizinhos

A Embratur, que tem participado de reuniões com parceiros do Mercosul para articular a abertura do turismo de fronteira, reforçou com os gestores e operadores de países vizinhos presentes no evento a parceria para a realização de roteiros integrados. “Precisamos estimular a comercialização turística de roteiros com destinos da América do Sul e também de outros países”, informou Maressa Farias.

Na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, por exemplo, é possível conhecer a diversidade cultural de Brasil, Argentina e Paraguai, em um raio de 150 quilômetros. Entre os 588 municípios brasileiros espalhados por 15,7 mil quilômetros de faixa de fronteira, as atrações incluem safáris, belezas naturais, cultura e turismo de compras. Em 2015, na região do Pantanal, 210 mil turistas gastaram R$ 36 milhões no comércio fronteiriço com a Bolívia, localizado a seis quilômetros do centro do município de Corumbá (MS).

 

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