Painel integrou a programação dos 50 anos do Instituto
Em continuidade às comemorações dos 50 anos da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), no evento desta quarta-feira (16) realizado na Câmara dos Deputados, a entidade apresentou seu novo planejamento estratégico, focado no desenvolvimento digital, com ações previstas até 2022. O conteúdo foi apresentado pelo presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, durante o Fórum “O Futuro do Turismo Internacional – Perspectivas Brasil”, propõe reposicionamento de imagem da entidade.
Como parte das estratégias, Lummertz apresentou a campanha da Embratur que circula na rede de televisão CNN, que chegará a 167 países até dezembro deste ano. Em seguida, enfatizou a importância do novo canal que apresenta o País para o mundo – o Visit Brasil, essencial para direcionar o turista estrangeiro para os destinos que ele mais se identifica, além de inserir a Embratur e a marca Brasil no meio digital.
“Pelo Visit Brasil, podemos dizer para o turista estrangeiro qual é o melhor destino de águas termais, por exemplo, ou também a melhor cidade para fazer turismo religioso, isso em qualquer canto do País. O portal, com todas as informações que fornece e o máximo de opções de turismo propõe, de fato, uma visita ao Brasil. É um novo posicionamento que não foca em uma ação, um convite para proporcionarmos uma experiência única ao estrangeiro que nos visita”, disse.
Lummertz fez uma estimativa com base no Retorno por Investimento (ROI) para o Brasil que, para cada R$ 1 milhão investido, o País poderá contabilizar mais de R$ 20 milhões de retorno de imagem. “Esse crescimento será reflexo também da transformação e da adaptação do turismo brasileiro para o mundo digital”, complementou. O assessor da presidência Marcelo Costa e o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Felismino, complementaram a exposição do plano.
Costa explicou como o planejamento foi traçado e o caminho percorrido para definir a missão e visão da entidade, que pretende incrementar a entrada de visitantes e divisas e ser referência em inovação na promoção turística internacional: “Fizemos uma avaliação histórica da Embratur, que tem uma história forte e de sucesso e que traçou o desenvolvimento do turismo no Brasil. Fizemos um diagnóstico e, com o investimento no digital, poderemos flexibilizar as nossas ações”.
Como resultado, a Embratur espera contribuir para o aumento significativo do fluxo de visitantes internacionais, potencializando o ingresso de divisas, bem como o aumento da relevância da promoção do turismo internacional na geração de empregos. “Vamos usar a nossa expertise para posicionar o Brasil como roteiro turístico preferencial e focar mais ainda nas parcerias com os demais órgãos do setor para formular políticas públicas e projetos que beneficiem o turismo”, finalizou Costa.