Governo brasileiro negocia a realização do encontro de autoridades do turismo das Américas no País em 2017
Oito anos após a realização de um encontro da cúpula mundial das maiores empresas privadas do turismo mundial, o Brasil poderá sediar novamente uma reunião do WTTC (sigla em inglês para Conselho Mundial de Turismo e Viagens). O encontro que marcou o início das conversações nesse sentido foi nesta terça-feira (8) em Londres, com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, e do presidente do WTTC, David Scowsill.
Diferente da edição de Florianópolis em 2009, quando pela 1ª vez os líderes mundiais do turismo se encontraram em um país sul-americano, o evento que está sendo negociado para 2017 será restrito a representantes americanos do trade. “Essa seria uma reunião de cúpula mais adequada à nossa realidade atual. A eficácia de um evento como este é mais do que comprovada. Tive o privilégio de estar à frente do processo do encontro de Florianópolis e posso assegurar que as informações trocadas são muito importantes para este momento de retomada da economia”, comentou Lummertz.
O presidente do WTTC destacou ainda que o Brasil, depois de organizar uma série de grandes eventos desde 2007, passou a ser um dos países que mais desperta curiosidade no mundo do turismo. “Mas a concorrência é grande e é preciso trabalhar informações, bem como repartir as experiências com os que estão no comando da cadeia turística. Por isso é importante esse intercâmbio”, resumiu David Scowsill.
Entusiasmado com a possibilidade da realização do encontro, o ministro Beltrão disse que se empenhará para buscar apoio político do governo para que a reunião aconteça já no próximo ano: “É um evento de vital importância para o Brasil neste momento. Além da movimentação do evento em si, antevejo a possibilidade de atrair investimentos dos grandes grupos internacionais, o que viria de encontro aos nossos planos de gerar mais empregos através do turismo”.
As autoridades brasileiras seguem agenda em Londres, onde participam de uma série de reuniões e eventos, visando posicionar o Brasil como player global do turismo. Estão previstos compromissos com ministros do turismo da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Peru, entre outros, além de encontro com o Secretário Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, e participação no Fórum da WTM Latin America.