A empresa Balloons Over Atacama começou a operar voos panorâmicos, a 700 metros de altura, sobre a bela região do Atacama, ao Norte do Chile. “Não tem outro lugar como o Deserto do Atacama para voar de balão”, diz Barry Birch, piloto irlandês que faz os voos na região de Tulor, uma área limpa e plana nos arredores da cidade de San Pedro de Atacama.
Cada voo dura entre 45 minutos e 1 hora e 15 minutos, depende das condições do tempo. O balão pode atingir uma velocidade de até 18 quilômetros por hora. Antes do embarque, os passageiros recebem instruções de voo, da mesma forma que nos aviões. Os passeios são seguros, e oferecem uma vista panorâmica de 360°.
Na aterrissagem o balão é recebido por uma equipe que fica em terra, exatamente como acontece quando um avião se aproxima do terminal aéreo. Em poucos minutos, a cesta que transporta os viajantes é desmontada; e os passageiros recebem taças de espumante para brindar o belo passeio.
A Balloons Over Atacama faz parte de uma companhia australiana que começou a fazer este tipo de voo em 1999, na Birmânia, e depois em outras partes do mundo. Hoje ela opera no Deserto do Atacama, e seus proprietários afirmam que as formações rochosas, a moldura da Cordilheira dos Andes e os vulcões formam uma paisagem impressionante, que vai marcar as lembranças da viagem de todos os passageiros.