Participação do Brasil na feira considerou o potencial deste mercado emissivo em crescimento
Ministra de Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, diretor Gilson Lira (Embratur) e Luiz Fellipe Schmidt (SECOM)
O estande do Brasil na FITPAR 2016 – Feira Internacional de Turismo do Paraguai, registrou a presença da ministra de Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, na abertura do evento. Na ocasião, a autoridade e o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira, abordaram brevemente oportunidades para ampliar o fluxo de turistas entre os dois países. O evento foi realizado em Assunção, de 07 a 09 de outubro.
“É de grande relevância trazer a cultura, gastronomia, atrativos e diferentes destinos brasileiros para os paraguaios. A feira, que está no calendário anual da Embratur, vai ao encontro das ações de unificar e integrar o turismo sul-americano”, explicou Gilson Lira. Ele lembrou que o Paraguai é o 4º País emissor de turistas para o Brasil e o 3º da América do Sul. De acordo com o Anuário Turístico do Ministério do Turismo, 301.831 paraguaios visitaram o País somente em 2015.
O evento, que chegou à sua 13ª edição, é considerado do segmento multiprodutos. Neste ano, os estados de Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina estavam entre os coexpositores do espaço do Brasil. Também foi realizada rodada de negócios com os operadores dos dois países. O esforço da Embratur em se aproximar de profissionais e promover o Brasil no Paraguai é uma iniciativa do Instituto realizada no País nos últimos anos. Dentre os trabalhos, estão realização de workshops com o trade turístico, famtours, press trip e ações voltadas ao público final.
No sábado (8), o diretor Gilson Lira comandou reunião com os membros do Comitê Descubra Brasil no Paraguai (foto abaixo). O evento contou com a presença do secretário do SECOM, Luiz Fellipe Schmidt; do presidente do Comitê, Alejandro Campos, e demais membros, como a técnica do SECOM, Maria Cristina Ramos. O encontro teve como propósito alinhar e avaliar as ações de promoção dos destinos e atrativos turísticos brasileiros naquele País.
A equipe da auditoria da Embratur também participou da FITPAR para acompanhar a execução e atuação do Brasil na feira, além de avaliar a atuação da executiva do Escritório Brasileiros de Turismo América do Sul II, Ana Beatriz Serpa. O EBT, com base em Lima, atende, além do Peru, Paraguai, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. A proposta desse acompanhamento foi ouvir as tendências, oportunidades e eventuais dificuldades do trabalho.
Durante a FITPAR, a companhia aérea boliviana Amaszonas lançou um voo direto para o verão entre a capital paraguaia, Assunção, e a cidade de Florianópolis (SC). A GOL Linhas Aéreas também lançará voo direto para temporada. A proposta é impulsionar o fluxo de turistas entre os dois países no período. O início da operação será no dia 30 de dezembro deste ano, com previsão de término para 04 de fevereiro de 2017.
Promoção sul-americana
Na América do Sul, a estratégia promocional da Embratur consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto com a Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras e seguradas de viagens radicadas nos mercados.