O passageiro com deficiência visual pode ser acompanhado pelo seu cão-guia dentro da aeronave durante toda a viagem. Esse é o tema do spot semanal da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), na rádio CBN.
Para isso, as companhias aéreas pedem que o passageiro tenha o comprovante de treinamento e a carteira de vacinação do animal, emitida por um médico veterinário. Em caso de viagem internacional, é preciso portar o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), emitido pela Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O cão deve ser transportado sempre no chão da cabine, ao lado do seu proprietário e sob seu controle, com o auxílio de arreio. O passageiro é o responsável por fornecer a alimentação necessária para o animal.
O ouvinte pode acessar o áudio no canal da ABEAR no Youtube. Outras orientações relacionadas ao tema acessibilidade fazem parte de um capítulo especial do guia Voar Melhor da ABEAR, disponível para download.
Serviço
O spot vai ao ar as quintas e sextas-feiras no Jornal da CBN 2ª edição, entre 17 e 19 horas, e também no Jornal da CBN 1ª edição, entre 6 e 9h30 da manhã e pode ser acessado pela internet no site da www.cbn.com.br.