Instituto inovou em ações de estratégia de comercialização do destino Brasil
Na esteira do sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que fortaleceu a boa imagem do país no cenário internacional, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) marcou presença no principal evento de turismo da França e um dos mais importantes da Europa, apresentando uma série de inovações, desde o novo layout do estande até a apresentação de novos destinos e produtos brasileiros. A 38ª edição da French Travel Market Top Resa (IFTM Top Resa), que aconteceu em Porte de Versailles, Paris, entre os dias 20 e 23 de setembro, ofereceu um panorama bastante atual do setor turístico brasileiro, nas áreas de lazer, negócios e eventos, com foco no marketing business-to-business a centenas de profissionais de escritórios, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo.
A Embratur sugeriu a inserção destes novos destinos no mercado francês, bem como intensificou o relacionamento com o trade e discutiu novas parcerias para tornar o país e a Marca Brasil mais visíveis na França. Além disso, inovou na estratégia de comercialização de destinos e realizou, diariamente, seminários de capacitação sobre as novas ofertas de destinos brasileiros para agentes e operadores franceses.
Na 38ª edição da feira, o Brasil estreou um estande com novo layout, mais moderno e interativo. O chefe da Assessoria de Projetos e Parcerias da Presidência da Embratur, Marco Lomanto, explicou :” Este é em um momento muito oportuno. O Brasil, por meio da Embratur, já participa da IFTM há muitos anos. Mas nesta edição aperfeiçoamos a nossa participação por meio deste novo e moderno estande. Temos que aproveitar essa grande exposição mundial que o Brasil ganhou após os Jogos”.
Em 2015, a França foi o sexto maior emissor de turistas internacionais para o Brasil e o primeiro entre os europeus. “Este é o resultado de diversas ações pontuais, voltadas tanto ao trade como ao público final. Temos pautado a promoção do Brasil, sobretudo, com foco no turismo cultural, já que existe uma forte predileção por esse nicho de mercado pelo público francês”, completou Lomanto.
O segmento de Sol e Praia, explica, é o mais procurado pelo mercado, aliado à gastronomia, artesanato, música, manifestações culturais e patrimônio histórico, além do ecoturismo. “Nesse sentido, o Brasil possui uma diversidade enorme de recursos a oferecer no mercado francês. A participação da Embratur na 38ª IFTM Top Resa visa dar continuidade a essas ações, permitindo uma exposição contínua da Marca Brasil, com o objetivo de elevar o fluxo de franceses para o Brasil”, finalizou o representante do Instituto. A Embratur acredita que a edição de 2016 apresentará resultados bastante positivos. Na edição da IFTM Top Resa de 2015 foram mais de 31 mil expositores, com 1.560 marcas em 492 estandes, apresentando 160 diferentes destinos
Ações promocionais no mercado francês – A Embratur já apoia diversas ações na França, voltadas tanto para o público final como para o trade turístico. Em 2014, como estratégia promocional de divulgação do destino Brasil, a Embratur apoiou o evento Sensacional Brasil no Le Jardin D’Acclimatation, bem como realizou uma das edições do evento Goal to Brasil, promovendo a oferta turística das cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2014, de modo a alinhar as ações de promoção do megaevento neste mercado, considerado prioritário pela autarquia.
Em 2016, como ação de promoção do segmento do turismo cultural, a Embratur apoiou a 15ª edição do Festival Culturel – Lavage da la Madeleine, ocorrido na primeira semana do mês de setembro.
Dentre as ações para o trade, a Embratur participou, em 2016, da feira Reunir, voltada ao segmento MICE, e do workshop de promoção do destino Brasil com foco nos Jogos Olímpicos Rio 2016, realizado na Embaixada do Brasil na capital francesa.