O espaço é um dos 1,2 mil atrativos e estabelecimentos do Distrito Federal cadastrados no Guia Turismo Acessível do Ministério do Turismo.
A exemplo do que aconteceu com a Tocha Olímpica, Brasília será a primeira cidade brasileira a receber também o símbolo dos Jogos Paralímpicos no revezamento que teve início nesta quinta-feira (1). Desta vez, o atrativo turístico em evidência será o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, um dos maiores parques urbanos do mundo, com 4,2 milhões de metros quadrados.
O parque, batizado com o nome da mulher do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, é um dos 1,2 mil atrativos e estabelecimentos cadastrados no Guia Turismo Acessível, iniciativa do Ministério do Turismo para dar visibilidade a empreendimentos adaptados para pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção. O guia abre a possibilidade de os usuários avaliarem a acessibilidade em locais como hotéis, bares, restaurantes, museus, parques e serviços da capital.
O parque, que ganhou recentemente uma nova pista de caminhada acessível, será o ponto de chegada e de partida da Tocha Paralímpica, que visitará outras cinco cidades até o dia 6 de setembro. O local é, sem dúvida, o espaço onde todas as tribos da capital federal se encontram. Ali acontecem feiras, shows musicais gratuitos, eventos de gastronomia, e, no dia a dia, é onde o brasiliense e o turista que visita Brasília pode passear, comemorar, praticar esportes diversos ou apenas descansar em um espaço com muito verde.
Localizado bem no centro da cidade, o parque é acesso fácil para atrativos como a Torre de TV, onde o turista pode experimentar pratos típicos de vários estados e comprar artesanato regional, com destaque para as belas flores secas, e do Estádio Nacional de Brasília – o Mané Garrincha, palco de importantes jogos da Copa do Mundo e da Olimpíada. Fica a poucos quilômetros também da Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, Catedral Metropolitana, Congresso Nacional e dos palácios da Justiça, do Planalto e do Itamaraty, exemplares da renomada arquitetura de Oscar Niemeyer.
A Tocha Paralímpica chega ao Parque da Cidade, às 9h30, e parte para instituições como a Rede Sarah, unidade de referência na reabilitação de patologias neurológicas e ortopédica, e outras instituições de atendimento a pessoas com deficiência. No final da tarde retorna ao parque para a festa de encerramento do revezamento em Brasília. A próxima parada será na capital Belém (PA).
GUIA TURISMO ACESSÍVEL – O Ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência. Como parte do Programa Turismo Acessível, a Pasta disponibiliza o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês.
Até o momento, o site obteve mais de 455 mil acessos. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. O Guia Turismo Acessível também está disponível por meio de aplicativo para dispositivos móveis, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.
Por Walquíria Henriques – Ministério do Turismo