Vinicius Lummertz participou da comemoração dos 10 anos da Abremar em evento promovido em parceria com ABAV e BRAZTOA
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, foi homenageado na última sexta-feira (19), por contribuir com os Cruzeiros Marítimos e a frota para o Brasil na última década. “O segmento é de extrema importância para a economia do Brasil. Os turistas que optam por esse tipo de viagem conhecem as cidades e tem vontade de voltar para explorar mais, o que representa uma ótima oportunidade para o País para atrair novos investimentos no turismo de lazer”, comentou Lummertz.
A premiação ocorreu no evento “Turismo no pódio”, realizado no navio NCL Getaway, ancorado no Boulevard Olímpico, na zona portuária do Rio de Janeiro, e foi parte da comemoração dos 10 anos da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar). A Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) também apoiaram o evento.
O encontro reuniu líderes do setor e autoridades ligadas à agenda turística do País com o objetivo de estreitar laços entre iniciativa privada e pública. Outras autoridades e representantes do trade também foram homenageadas, como o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Pela Embratur, também esteve presente o diretor de Gestão Interna, Tufi Michreff Neto.
No encontro, o presidente da CLIA ABREMAR, Marco Ferraz, apresentou números do setor e ressaltou que a entidade trabalha para atrair novos cruzeiros e criar portos para ampliar a demanda. “Na temporada de 2010/2011 atingimos a marca de 20 navios e, desde então, esses números diminuem a cada ano. Na próxima temporada, serão apenas sete. Estamos trabalhando para atrair armadoras para o Brasil e ampliar a oferta de portos. Balneário Camboriú, Florianópolis, Guarapari, Vitória, Porto Seguro e Morro de São Paulo estão entre as prioridades”, destacou Marco Ferraz.
Magda Nassar, presidente da BRAZTOA, destacou a importância do turismo para a economia e apresentou a campanha liderada pela entidade, em parceria com o Convention & Visitors Bureau, a ABIH-RJ, a Rio2016 e a Riotur para alavancar as vendas de pacotes para as Paralímpiadas. A dirigente falou ainda do Mapa da Sustentabilidade do turismo brasileiro, plataforma desenvolvida em parceria com o Ministério do Turismo e que reúne iniciativas sustentáveis no País.
*Com informações da BRAZTOA