Com o gancho da Rio 2016, o Instituto divulga o País nos principais veículos de comunicação do planeta.
Com o retorno econômico, já visível, da Olimpíada Rio 2016 e com turistas internacionais garantindo grande parte dos 95% de ocupação da rede hoteleira da cidade, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, tem aproveitado o sucesso dos Jogos para potencializar, ainda mais, a divulgação do Brasil no exterior, principalmente utilizando-se de renomados veículos de comunicação do mundo. Um exemplo foi a entrevista concedida ao vivo para a BBC de Londres na última semana.
Questionado pelo apresentador do BBC Businness Live, James Robertson, sobre a situação de Pequim, que teve seu fluxo turístico reduzido no ano em que sediou a Olimpíada, o presidente da Embratur reforçou que até o momento esse ano, o PIB caiu em 3,5%, mas o turismo internacional cresceu em 7%. “A Rio 2016 é uma vitrine para o Brasil, que recebe ampla exposição global desde 2007. Essa continuidade significa não apenas melhorias estruturais para o Rio, mas também um crescimento das projeções de investimentos no Brasil”, completou Lummertz.
Após comentar pontos de atenção que poderiam ter impactado negativamente a imagem do Brasil nos Jogos, o presidente da Embratur propôs que a emissora de TV e os turistas do mundo inteiro visitem as cidades brasileiras no próximo verão. “Estamos apresentando imagens belíssimas para o mundo e mostrando a disposição de uma economia que busca investimentos e integração internacionais. Os Jogos Olímpicos são um bom gesto de um País nesse sentido”.
A inserção recebeu ampla repercussão nas redes sociais, especialmente no Brasil e Reino Unido. Formadores de opinião do setor e influenciadores digitais elogiaram a atuação da Embratur e do seu presidente, como representante do Brasil nos Jogos. “Por meio desse trabalho com a mídia estrangeira e da conectividade digital, o público acompanha os esforços do Instituto para atrair turistas internacionais e aumentar a geração de divisas para o País, reforçando o legado do mundial para o turismo”, explicou Lummertz.
Confira aqui a entrevista, na íntegra.
Brasil no mundo
O programa BBC Businnes Live integra um dos principais canais de notícias do Reino Unido, o BBC News. A British Broadcasting Corporation, fundada em 1922, é a maior emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido. De acordo com dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2015, 189 mil turistas ingleses visitaram o Brasil, ficando em 4° lugar entre os maiores emissores europeus.
A ampla repercussão do País como sede dos Jogos e como destino turístico, foi destaque recente também no consagrado programa Breaking Travel News, veículo especializado em turismo com grande influência no Reino Unido. O portal publicou entrevista em que Vinícius Lummertz aborda o impacto do turismo internacional do Brasil.