Promoção internacional do País busca gerar demanda para o destino Brasil
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, participaram, neste domingo (7), do lançamento da campanha “Conheça o Brasil & sua Hotelaria”, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP). Na Casa Touring, espaço que é parte da Casa Brasil, os representantes do governo federal e das principais entidades da hotelaria nacional aproveitaram o encontro para fortalecer a relação entre agentes do turismo.
O grupo discutiu também o futuro da área e estratégicas conjuntas para o crescimento da hotelaria, a nível nacional e internacional. Também estiveram presentes, o diretor de Operações da ABIH-SP, Bruno Omori; o presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy; o presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Luigi Rotunno; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio e o diretor executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando Souza.
Em meio às competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o presidente da Embratur motivou empresários e relembrou o potencial de criar condições para desenvolver o turismo: “Vivemos um momento muito especial e, após o sucesso da abertura da Rio 2016, sentiremos mais orgulho em sermos brasileiros. Precisamos prolongar esse sentimento e investir no turismo, não só na promoção dos destinos, mas também na internacionalização da cadeia de negócios e da produção de turismo. O Brasil é do mundo e vamos aproveitar essa bela festa para mostrar o nosso potencial turístico”.
Lummertz enfatizou que o relacionamento entre a Embratur e o MTur com as entidades da hotelaria é essencial para demonstrar o verdadeiro papel dos agentes no turismo em um contexto macro e as ações para promover investimentos internos e de estrangeiros para parques temáticos e naturais, cidades históricas, entre outros.
Os presentes ainda receberam convite especial da TV Trip, representada pelo CEO Marcelo Gomes, para integrarem o Conselho Editorial do novo canal televisivo com conteúdo exclusivo de turismo. A TV funcionará a partir de outubro e posteriormente estará disponível em satélite para todo o Brasil, América Latina e Estados Unidos. “Com a formação desse Conselho, vamos criar uma programação inteligente e variada, pautada por membros competentes que tem vivência no turismo”, celebrou Marcelo.
Atuação da Embratur – A Embratur tem buscado articular os agentes relacionados à cadeira produtiva de turismo. Para isso, o Instituto criou um grupo de trabalho que visa implementar uma agenda para melhorar a competitividade do País e dar mais visibilidade aos produtos turísticos brasileiro.
Para tanto, o Instituto reforça cada vez mais a atração de estrangeiros ao Brasil, com participação em feitas internacionais, capacitação de agentes e operadores de viagens, estratégias digitais, entre outros. Além disso, apoiou a isenção de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão durante o período dos Jogos Rio 2016.
Os representantes das entidades de hotelaria ainda assinaram um termo de parceria para formalizar o acordo com a Unedestinos, que congrega os principais Conventions & Visitors Bureau do Brasil. Após o compromisso, as autoridades fizeram um tour pelos armazéns 1 e 2 da Casa Brasil e curtiram um coquetel de relacionamento.