Abav-DF promoveu nesta quarta-feira (03/08) em sua nova sede excelente capacitação sobre marketing digital em Brasília direcionada aos profissionais de turismo
O público deixou um pouco a desejar dado a importância do tema que foi abordado em mais um treinamento realizado pela entidade que representa os agentes de viagens que teve Fred Cirilllo como palestrante.
O Evento teve como ênfase a utilização das mídias sociais como ferramenta de marketing foi bastante abrangente e satisfez as expectativas dos participantes que além de ouvir Fred Cirillo que demonstrou bastante conhecimento também teve muita didática para apresentar as várias ferramentas que estão a disposição dos profissionais.
Foram permitidas interrupções para tirar dúvidas e foram feitas demonstrações práticas de como utilizar as principais ferramentas.
O palestrante deu ênfase a necessidade de se criar metas e objetivo a serem alcançados nas redes sociais para que possam ser definidas as melhores estratégias, afinal entre outras, você pode desejar prestar o atendimento ao cliente, vender seu produto ou apenas tornar sua empresa mais conhecida.
A importância de se ter métricas para mensurar os resultados e determinar novas ações são de suma importância, e ainda assim se faz importante analisar os números, pois pode-se fazer uma ação onde se consiga 10.000 curtida em sua página e devido a falta de segmentação nenhuma venda seja efetivada.
Isto faz com que se tenha o cuidado para realizar apenas o chamado marketing de vaidade, onde se tem muitos likes e nada de resultados práticos.
Algumas considerações também foram feitas por Fred Perillo que alertou a todos que pesquisa do Serasa informa que o maior sonho do Brasileiro é viajar, é preciso aproveitar mesmo que na crise esse fato, até porque as pessoas mudam o formato da viagem mais não deixam de viajar.
Foram apresentadas diversas redes sociais e suas diferente formas de atingir o público, porém com dicas de como utilizá-las para que a mesma tenha o resultado esperado.
Veja algumas das ferramentas que foram apresentadas no Curso:
PERISCOPE
Faz transmissões ao vivo e será uma dos grandes ferramentas do futuro
SNAPCHAT
Diferente das demais redes sociais. Esta deverá ser bastante utilizada pois as pessoas que são influenciadora digitais conseguem chegar ao público, não se faz necessário ter um snapchat para sua agência, mas é importante estar ciente das evoluções tecnológicas.
STAGRAM
Essa fez várias mudanças na sua plataforma e conceito, e agora “ou vai ou racha”, evoluiu para ser competitivo com o Snapchat uma vez que não conseguiu adquirir o mesmo, e resolveu entrar na disputa por espaço.
Boa ferramenta mas o maior problema é o alcance orgânico, por exemplo, somente atinge os seus fans caso sua publicações não sejam impulsionadas com o devido investimento.
A vantagem é ser a única mídia com segmentação por escala que permite falar com um público específico e devidamente selecionado, atingindo um grande público dentro de um processo de seleção.
TWITER
O Twiter deixou de ser uma rede social clássica para ser uma fonte de informação, porém perdeu muita relevância no país se levado em consideração outros países como Argentina e Estados Unidos, porém é um rede que não está morta e ainda tem muita gente utilizando.
A sugestão é não começar no twiter se ainda não tiver, mas se tiver permaneça.
YOU TUBE
A Sugestão criar um canal e postar vídeos que tenham utilidades para que tenha relevância, acesso e inscritos que acompanharão suas postagens.
Excelente rede para agências, tem mais de 15 milhões de usuários, é ótimo ambiente para trabalhar no segmento B&B, não só para conseguir empregos e ofertar vagas como é muito utilizado, ele pode ser utilizado para postar artigos e fazer network
Também é uma grande fonte de conteúdo.
WEBSITE
Imprescindível ter um site, mas o Google já anunciou que sites que não são responsivos (responsivo são site que se adequam a celulares, tablets e outros) serão retirado no sistema de busca no futuro, atende se a isso e faça um teste de compatibilidade para saber como está o site de sua empresa.
GOOGLE MEU NEGÓCIO
Importância de ter sua empresa no Google Meu Negócio para que a mesma seja encontrada com informações postadas por você, ou seja, as informações corretas da empresa.
MAIL MARKETING
Vale a pena quando é segmentando e transmitido através de um sistema confiável, sabendo diferenciar o que vai ser enviado, como: Newsletter – Institucional e Mail Marketing – Comercial e claro para qual público direcionar.