Medida válida para todo o país deverá ajudar a movimentar economia. Dados da CNC mostram que, apenas no Rio de Janeiro, turismo deverá movimentar R$ 2,68 bilhões
Falta pouco para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas antes mesmo da cerimônia oficial de abertura da competição, os turistas já ocupam ruas, parques, restaurantes e praças da capital fluminense. Para incentivar ainda mais a visita de estrangeiros ao Brasil durante esse período – são esperados 500 mil viajantes de outros países -, o governo federal promoveu a isenção de vistos para turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos que desembarcarem no país até 18 de setembro.
A medida que comemora nesta segunda-feira (01), dois meses, agradou as entidades internacionais de turismo. “Vamos defender que essa ação tenha continuidade. A gente quer um apoio de todos os políticos para isso continuar de forma a trazer mais turistas e mostrar cada vez mais o Brasil para o mercado internacional”, defendeu o presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), Edmar Bull.
Com a estimativa de chegada de cerca de 12 mil voos no aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, a previsão é de que a maior competição esportiva do mundo gere receitas da ordem de R$ 2,68 bi para o setor turístico do Rio de Janeiro entre agosto e setembro. Os dados são da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, a decisão do governo brasileiro tem se mostrado acertada. “Estamos confiantes de que a isenção do visto para os turistas das quatro nacionalidades beneficiadas foi importante para a atrair os viajantes e consequentemente de mais receitas para o país. Toda essa bonita movimentação de estrangeiros em nosso país mostra que o Turismo será o grande legado dos jogos”, avaliou.
AUTORIZAÇÃO PARA DIRIGIR – Hoje completa um mês também a autorização para que motoristas estrangeiros de mais de 100 países possam dirigir no país até 31 de dezembro desde que possuam Carteira de Habilitação válida no país de origem. A autorização temporária tem como objetivo facilitar o trânsito de turistas que virão ao país para acompanhar os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além do documento de habilitação, o turista deverá portar passaporte ou documento com registro da data de entrada no país.
A Resolução 578/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite que visitantes de países não-signatários da Convenção de Viena de 1968 – acordo que estabelece regras que devem ser seguidas por todos os condutores de veículos quando trafegarem em qualquer um dos países signatários – possam dirigir até dezembro no Brasil.
Esta medida possibilitará que turistas que estiverem no país para acompanhar a Olimpíada e que desejam conhecer diversos destinos turísticos, com autonomia, possam fazê-lo em um automóvel alugado. Os profissionais que estiverem a serviço no país durante a maior competição esportiva do mundo também serão beneficiados com a decisão.