22.4 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Rio e Brasil estão prontos para receber turistas na Olimpíada e Paralimpíada

Presidente da Embratur participou, em Nova Iorque, de painel sobre os Jogos Olímpicos em evento promovido pela Câmara do Comércio Exterior Brasil-Estados Unidos

Ao falar para um grupo de empresários, jornalistas e formadores de opinião norte-americanos em Nova Iorque, na noite desta quinta-feira (30), o presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), José Antônio Parente, foi enfático ao afirmar que tanto a cidade do Rio de Janeiro quanto o Brasil estão prontos para receber as centenas de milhares de turistas internacionais que virão acompanhar, em agosto e setembro, a 1ª Olimpíada e Paralimpíada realizada em um País sul-americano.

“Pela experiência que acumulamos realizando grandes eventos, desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, pelos preparativos que estamos fazendo, pela beleza do Rio de Janeiro, pela situação favorável do câmbio… Enfim, por todos esses e outros fatores, arriscaria dizer que os atletas que decidirem não ir ao Rio de Janeiro vão perder a maior Olimpíada de todos os tempos”, comentou Parente para a atenta audiência que assistiu a sua explanação durante o Painel Olimpíada 2016, um convite da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em Nova Iorque.

O presidente da Embratur destacou que, além do legado de infraestrutura que a capital carioca vai herdar dos Jogos (mobilidade, espaços culturais e esportivos), será muito importante o legado da imagem para País: “Serão mais de cinco bilhões de pessoas assistindo pela televisão, por mais de um mês, o desempenho dos melhores atletas do mundo na cidade mais cinematográfica do planeta. O turista internacional vai querer conhecer esta terra maravilhosa, com certeza”.

As questões da incidência do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus zika, e da segurança pública foram as que mais despertaram dúvidas entre os norte-americanos. O presidente do Instituto recordou que antes da Copa do Mundo de 2014 também haviam dúvidas quanto à capacidade de o Brasil oferecer segurança aos atletas e espectadores. As partidas de futebol aconteceram em 12 cidades e turistas estiveram em mais de 400 municípios brasileiros. Parente disse ainda que não houve nenhum caso importante que colocasse a segurança em cheque.

“Quanto ao mosquito, historicamente, a incidência dele no nosso inverno é zero. Fizemos eventos-teste envolvendo mais de oito mil atletas e não houve registro de nenhum caso”, comentou o dirigente da Embratur. O evento também contou com a participação do diretor executivo de Operações do Comitê Rio 2016, Rodrigo Tostes; do secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola; e do secretário de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles