32.3 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Turismo de aventura brasileiro ganha selo internacional de qualidade

Certificação leva em conta a qualidade e a segurança dos serviços, além de toda a cadeia desde as operadoras aos fornecedores de equipamentos.

Os hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos localizados em Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG) respectivamente, obtiveram a certificação internacional NBR ISO 21101 para atividades de turismo de aventura. Estes são os primeiros estabelecimentos brasileiros a obterem este tipo de certificação e um dos primeiros do mundo.

Para o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, a certificação contempla as atividades de cavalgada, tirolesa e arvorismo. Já para o Parque dos Sonhos estão contempladas, além dessas, as atividades de rapel e boia cross. Segundo a administração dos hotéis, cerca de 78 mil pessoas por ano fazem essas atividades nas duas empresas.

Na avaliação do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a conquista reforça a posição do país como um dos principais destinos do turismo de aventura. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o primeiro colocado no mundo em recursos naturais.

As certificações ISO levam em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços, mas toda a cadeia produtiva.  Das empresas que promovem atividades ligadas ao turismo de aventura às operadoras que oferecem pacotes turísticos e os fornecedores de equipamentos como capacetes, cordas, caiaques e mosquetões.


Construção coletiva

A conquista da certificação internacional reforça o posicionamento do Brasil como protagonista no cenário internacional do turismo de aventura. A ABNT NBR ISO 21101 foi desenvolvida com base na expertise dos empresários brasileiros e substituiu, em 2014, a ABNT NBR 15331, para alinhar o padrão do país aos requisitos internacionais de gestão da segurança.

Evandro Schütz, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), afirma que a certificação ISO dos hotéis Campo e Parque dos Sonhos é o marco principal de uma construção coletiva que começou há mais de 10 anos, com a participação do Ministério do Turismo, de empresários do setor, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “É a prova de que, naquela época o Brasil escolheu o caminho certo e agora provou que com a mobilização do setor é possível transformar o país no maior destino de aventura do planeta”, diz Schütz.

Os dois estabelecimentos também contam com a certificação ABNT NBR 9050 para hotéis adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Agora,  estão em processo de obtenção do certificado ABNT NBR 15401 de sustentabilidade.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles