Centro histórico do Rio de Janeiro é indicado pelo portal Toolito como um dos principais pontos da cidade para o turismo ao ar livre.
Enquanto alguns turistas preferem conhecer o Rio de Janeiro da forma tradicional e mais urbana, um portal de notícias de grande repercussão na França desvendou o centro histórico da cidade que sediará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 por meio de um agradável passeio de bicicleta. Segundo o Toolito, a capital fluminense possui amplas ciclovias e inúmeras paisagens que agradam aos turistas mais aventureiros.
Pelas ruas do centro histórico do Rio, encontram-se muitos monumentos característicos, como o Palácio de Justiça, ou da Câmara Municipal, descreve a o site, que também indica os Arcos da Lapa e a famosa escadaria Selarón, formada por mosaicos coloridos que o levam ao bairro Santa Teresa, como pontos que mostram a história do Brasil. “A caminhada leva três horas com uma partida às 9h”, detalha o Toolito.
“As paisagens naturais do Rio de Janeiro são referência em todo o mundo. Agora, com a Olimpíada em nossa casa, o passeio de bicicleta é mais um dos inúmeros atrativos que a cidade maravilhosa oferece aos turistas nacionais e estrangeiros”, afirma o presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), José Antônio Parente. Segundo ele, o turista francês, como o europeu em geral, já tem o hábito de usar a bicicleta como um meio de transporte para o seu deslocamento diário.
A França é o 6º emissor de turistas para o Brasil e o 1º mercado emissor europeu para o País. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, dos mais de 6,3 milhões de estrangeiros que desembarcaram no Brasil em 2015, 261.075 eram desse País. Dados do Panorama do Turismo Internacional da Organização Mundial do Turismo, revelam que a França ocupa a 5ª posição entre os turistas que mais gastam, tendo girado U$ 47,8 bilhões em 2014, um crescimento de 11% em relação ao período anterior.
Rio by bike
Os turistas que visitarem a cidade maravilhosa podem contratar serviço de tours pagos, com guias, para pedalar pelas ciclovias que cortam o Rio de Janeiro. O ‘Rio by Bike’ foi criado pela iniciativa de dois holandeses, os jornalistas Jan Willem Zaldenrust e Philip de Wit, que juntaram a experiência com o meio de transporte em seu país à vocação do Rio para atividades ao ar livre, através de passeios guiados de bicicleta.
São quatro os tipos de passeios oferecidos: (1) Tour Urbano, correspondendo a três horas, que dará uma ideia da zona sul da cidade. Começa em Copacabana e segue até o Pão de Açúcar. (2) O Tour Panaroma é um passeio de quatro horas que vai de Copacabana às margens da Baía de Guanabara e depois para o centro histórico do Rio de Janeiro. (3) O Tour da Lagoa é focado na lagoa Rodrigo de Freitas, passando pela praia de Ipanema. (4) O Eco-Favela Tour inclui visita a uma reserva ecológica no bairro Leme e uma caminhada pelas comunidades vizinhas – Babilônia e Chapéu Mangueira.