Ederes nasceu em Brasília, seu pai veio de São Luis-MA e chegou na cidade em 1958, ou seja dois anos antes da inauguração da cidade, era funcionário do banco do Brasil do Rio de Janeiro e responsável pelo pagamento dos trabalhadores das obras que aconteciam na capital.
Sua mãe de apesar de ser baiana de Feira de Santana, veio para Brasília após residir em Belo Horizonte – MG no ano de 1960 .
Os pais de Ederes Brasil, coincidentemente se conhecerem no dia da inauguração de Brasília.
A profissional afirma que Brasília por ser devidamente setorizada permite maior facilidade de deslocamento para quem como ela trabalha na rua visitando clientes, mas lamenta o fato da cidade não dispor nem mesmo de estacionamentos pagos o que trabalha um pouco o seu dia-a-dia devido perder tempo a procura de vagas para estacionar, Ederes sita inclusive alguns lugares que é impossível estacionar como os setores Bancários Sul e Norte.
Mas diz que vale a pena ressaltar que visitar embaixadas que faz parte da suas rotinas é bem tranquilo na questão de vagas para estacionar.
A profissional diz adorar o que faz e não trocaria seu trabalho de estar constantemente visitando operadoras, agentes de viagens, embaixadas, cerimoniais entre outros.
Sobre a segurança da cidade, a profissional diz já ter sido roubada mais não considera um local violento, desde que se tome os devidos cuidados.
O Teatro Nacional de Brasília foi escolhido para registrarmos a sua homenagem ao aniversário de 56 anos da cidade devido a profissional ter feito um curso de Teatro com o famoso Jaime Barcelos no local, especificamente na Sala Villa Lobos
Ederes também já dançou na Sala Martins Pena com a coordenação do coreógrafo Fernando Azevedo e já havia atuado na área de dança no Teatro Ducina.
este é um dos motivos que fez com que o Teatro Nacional, do qual ela tem grandes lembranças do seu passado e principalmente por ser uma apaixonada por teatro de uma forma geral fosse o local escolhido para comemorar o aniversário de Brasília.
O fato do principal teatro está a três anos “abandonado” é motivo de tristeza por parte da profissional, pois trata-de de um dos belos cartões postais de Brasília e merece todo o cuidado e o devido tratamento por ser um arquitetura de Oscar Niemeyer e conter peças de Athos Bulcão.
Um local que foi palco de várias coisas maravilhosas e que contou com a presença de várias pessoas importantes e diversas celebridades não poderia está nesta situação, realmente é lamentável.
Imagine quantos artistas nacionais e até internacionais deixam de vir a Brasília se apresentar pela falta deste espaço.
É necessário que a cultura seja colocada em destaque em Brasília, até mesmo para que o turista tenha esta opção de lazer.
Outro lugar que Ederes acha interessante e que também não está tendo o cuidado que merece é a Avenida W3 Sul, que já foi o maior centro comercial da cidade e ponto de encontro dos brasilienses e candangos.
Trata-se de um local que no seu ponto de vista é a cara de Brasília, e no passado tinha a mesma importância para a cidade que tem a 25 de março para São Paulo, a Rua Uruguaya para o Rio de Janeiro.
Era justamente o principal centro comercial de Brasília, e mesmo com o surgimento de muitos Shopping a profissional acredita na revitalização da W3 Sul, e quando surgiu a ideia de construírem o VLT até acreditou que seria naquele momento.
Quando falamos da cidade de uma forma geral, Ederes diz que gosta da cidade do jeito que ela é e que não mudaria nada na capital federal, mas se pudesse melhorar a cidade seria na questão de melhoria do transporte público que a mesma diz ser caótico.
A questão da acessibilidade, também deixa a deseja na sua opinião pois acredita que as pessoas que tem necessidade especiais ainda tem muita dificuldade de locomoção, o que não deveria acontecer por se tratar de uma cidade nova e planejada.
A profissional também acredita que já deve ser pensado em Brasília no futuro, pois as pessoas que chegaram aqui para a construção da cidade e aqui ficaram já estão chegando numa idade avançada e precisamos nos preocupar com o bem estar dessas pessoas.
Sobre o aniversário de Brasília, a profissional fala que trata-se de uma cidade nova mais que tem profissionais, principalmente na sua área, que não deixam nada a desejar para os demais mercados, que são pessoas que ela adorar conviver no seu dia-a-dia.
A conversa com VOENEWS com Ederes que começou no Teatro Nacional, acabou justamente na W3 Sul, no Mercado Municipal da 509 onde é possível encontrar comidas e bebidas típicas que são comercializadas no famoso Mercado Municipal de São Paulo, foi uma noite bem agradável,