Potencial global do País foi abordado durante seminário em Bonito
1º dia do Seminário de Promoção Internacional de Destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura
As estratégias de divulgação dos destinos e produtos do País, baseadas na inteligência competitiva desenvolvida pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), podem multiplicar de forma substancial o potencial das vendas no exterior. A afirmação é de Bruno Reis, coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, no Seminário Promoção Internacional de Destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, realizado nesta quinta-feira (14), em Bonito (MS).
Como palestrante, Bruno apresentou uma análise da inteligência comercial do segmento no mercado internacional. As informações que alimentam os estudos, segundo ele, partem de monitoramento sistemático realizado pelo Instituto, através dos seus 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBT) que atuam em 20 países. O turismólogo afirmou que o trabalho tem sido executado com excelência, despertando inclusive interesse de instituições de outros países.
“A cadeia produtiva do turismo e os estados brasileiros devem se utilizar das ferramentas oferecidas pela Embratur. Queremos divulgar o turismo brasileiro lá fora com mais inteligência e eficácia e o resultado dessa integração é o aumento do fluxo de visitantes para o Brasil”, completou o coordenador-geral do Instituto. Entre os produtos disponíveis estão o Boletim de Inteligência Competitiva, o Diagnóstico dos Produtos Turísticos e o Perfil de Mercado.
Ao abordar a operacionalização do trabalho do Instituto, Bruno citou a agenda de capacitação da Embratur com agentes de viagem e operadores de turismo, a atuação em feiras internacionais – muitas delas, conforme lembrou, já contam com a presença do estado do Mato Grosso do Sul. Outro ponto alto foi a divulgação do ranking dos cinco países nos quais o Brasil deveria explorar melhor a comercialização de produtos de Ecoturismo: Argentina, EUA, Franca, Alemanha e Reino Unido.
Paralelo à Adventure Week, o seminário é promovido pela Embratur em parceria com o SEBRAE, o Bonito Convention and Visitors Bureau e a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Comercialização no exterior
Além de participar da cerimônia de abertura do Seminário, Bruno Reis foi um dos debatedores sobre a comercialização internacional de produtos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Na mesa redonda, mediada por Gabriela Assis, gerente de Mercado Brasileiro da Associação Mundial de Turismo de Aventura (ATTA), Bruno esteve com os operadores Mikael Castro (Compass Turismo) e Luis Vargas (The Clymb).
Foram mencionadas iniciativas com referência internacional de Bonito, como a implantação do voucher único para o turismo, a certificação da aventura segura, a criação do Observatório de Turismo de Bonito e o programa Bonito Realidade Virtual. O processo de captar a atenção de turistas estrangeiros e as histórias dos destinos também foram aprofundados, e foi abordada ainda a necessidade de criação de símbolos brasileiros que reforcem a imagem do Brasil no mundo. Os convidados defenderam a necessidade de impulsionar a visão do turismo como alavanca de desenvolvimento socioeconômico e a importante contribuição da sociedade para esta mudança do pensamento.
Adventure Week 2016
Desde o dia 06 de abril, Mato Grosso do Sul recebe a Adventure Week Bonito & Pantanal, organizada pela ATTA, em parceria com a Embratur, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), e os municípios de Corumbá e Bonito. É a primeira vez que o Brasil recebe este evento. A ação reúne operadores, agentes de viagem e jornalistas internacionais. Os convidados estrangeiros irão visitar atrativos turísticos do estado e farão ainda uma rodada de negócios com os operadores receptivos nacionais.