Presidente do Instituto, Gilson Lira, assina termo de cooperação para a realização da primeira da série de ações, que vai acontecer na Argentina.
Presidente da Embratur e ministro Azeredo assinam termo de cooperação
Com o objetivo de aumentar o fluxo turístico internacional durante o período da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, bem como fazer com que esses turistas viajem para outros pontos do País, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão intensificando parcerias para focar em ações estratégicas nos principais países emissores. Buscando acelerar o cronograma de ações, o presidente da Embratur, Gilson Lira, participou nesta segunda-feira (11) de encontros no MRE, com a ministra Andrea Watson, chefe da Divisão de Operações e Promoção Comercial, e com o ministro Rodrigo Azeredo, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimento.
“Teremos a mais bela Olimpíada de todos os tempos, sem sombra de dúvida. Mas é preciso aproveitar esse interesse que o evento traz naturalmente, o câmbio favorável e a liberação do visto para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, e potencializar essa expectativa”, comentou Gilson Lira. Na avaliação do presidente, a expectativa inicial de atrair cerca de 500 mil turistas pode ser superada se o trabalho de divulgação junto aos principais mercados for bem conduzido.
Para isso, a parceria com o MRE é fundamental. “Tanto por uma questão de aproveitamento da parte logística quanto de otimização de custos, a utilização dos espaços das embaixadas e consulados para reunir operadores de turismo e companhias aéreas é fundamental”, emendou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Bruno Reis. As ações, com previsão de serem intensificadas a partir de maio, serão desenvolvidas em 11 países estratégicos para a promoção do Brasil.
A ministra Andrea Watson também destacou a importância da parceria: “estamos bastante confiantes, acreditamos que com essa intensa troca de informações e oferecendo nossos espaços e a expertise que nosso pessoal tem, as metas serão alcançadas”. O presidente da Embratur e o ministro Azeredo assinaram um termo de cooperação para a realização da primeira dessa série de ações, que vai acontecer na Argentina, no dia 27 de abril para marcar os 100 dias que antecedem os Jogos.