A Deutsche Lufthansa informou nesta quinta-feira que teve lucro líquido de 1,7 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão) em 2015, bem acima do lucro de 55 milhões de euros registrado no ano anterior. A companhia aérea foi beneficiada por custos mais baixos com combustíveis.
A Lufthansa está em meio a um programa de reestruturação, para cortar custos e aumentar sua competitividade diante de rivais agressivos. Os esforços da empresa para reduzir custos, entre eles mudar voos para sua unidade de baixo custo Eurowings, gera disputas com sindicatos e greves. A companhia pretende, porém, manter os planos durante este ano.
A queda nos preços do petróleo beneficia as companhias aéreas, reduzindo o montante gasto com um de seus principais custos. Os custos com combustível devem ser de 4,8 bilhões de euros para a companhia neste ano, 1 bilhão de euros a menos que no anterior. Pelo segundo ano seguido a companhia deve gastar 1 bilhão de euros a menos com esse item na comparação anual, mesmo que voe mais. A companhia aérea anunciou um dividendo de 0,50 euro por ação. Fonte: Dow Jones Newswires.