Brasil aposta na divulgação da Rio 2016 para atrair turistas estrangeiros em agosto e setembro
No estande da Embratur, mascotes Vinicius e Tom dão as boas-vindas para Charlotte Becker, Vinícius Lummertz e Maria Luiza Viotti
Os mascotes da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, Tom e Vinicius, definitivamente caíram no gosto do público europeu. Depois do grande sucesso em Portugal, eles mais uma vez ganharam destaque na 50ª feira internacional de turismo de Berlim, a ITB Berlin, na Alemanha, onde ficam até domingo (13). Durante a abertura do evento nesta quarta-feira (9), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, afirmou que a dupla já é sensação da maior feira de turismo do País europeu. Turistas, atletas e autoridades fizeram questão de registrar imagens com os mascotes.
Entre os visitantes da ITB Berlin que posaram para fotos, a estudante de Viena (Áustria), Cristina Schmidt, conta que adorou a animação dos dois: “Eles deram vida ao evento, são muito simpáticos e motivam as pessoas a buscarem mais informações sobre o Brasil e, quem sabe, ir ao Rio para assistir a Olimpíada”. Também no estande do Brasil, a atleta alemã Charlotte Becker interagiu com Tom e Vinícius e garantiu que estará na Olimpíada para brigar por uma medalha na sua modalidade – perseguição por equipe de ciclismo.
Na oportunidade, Lummertz explicou o esforço da Embratur para divulgar o mundial e as perspectivas do País para o turismo: “Vamos realizar, com certeza, a Olimpíada mais bonita de todos os tempos. Estamos otimistas quanto à forte presença de visitantes estrangeiros que assistirão os Jogos e que devem aproveitar a taxa cambial para visitarem outros destinos brasileiros”. Vinícius esteve acompanhado da embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
A Alemanha é o país europeu que mais exporta turistas para o Brasil. Dados do Ministério do Turismo mostram que, somente em 2014, 265.498 mil alemães estiveram no Brasil. A expectativa para a Olimpíada e Paralímpiada é, segundo Lummertz, manter ou superar as recentes taxas de crescimento de grandes eventos, de 4% a 5%. “Para os Jogos Olímpicos, esperamos entre 300 mil a 500 mil turistas estrangeiros. Será, sem dúvida, um evento muito rentável para a economia brasileira”, estima o presidente da Embratur.
Brasil na ITB 2016
O Brasil possui dois espaços no evento: um estande de 405m² com multiprodutos e outro de 18m² no pavilhão LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). De acordo com a demanda turística local, a Embratur aborda os segmentos de Natureza, Ecoturismo e Aventura, Sol e Praia, e Cultura, além dos nichos de Turismo gastronômico, turismo de luxo, terceira idade e lua-de-mel.
O País também conta com a participação de expositores do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Entre os 49 cooperados brasileiros presentes, estão operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.
Sobre a Feira
A ITB Berlin é considerada fórum central para o marketing e para a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. A feira possibilita ao expositor se dirigir tanto ao profissional do ramo como ao público geral. Em paralelo à 50ª edição da ITB Berlin decorrem seminários, simpósios, workshops e conferências de imprensa.