A Audiência Pública que conteceu no último dia 18 de novembro de 2015 no Senado Federal contou a mediação do Senador Hélio José e a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas da União, Ministério do Planejamento, ABAV-DF e Sindetur.
Após fazer os procedimentos normais de inicialização, o Senador Hélio José deu início a sessão e informou que o relator do processo Ministro Raimundo Carrero, que havia sido convidado enviou ofício onde alega ter impedimentos em participar justamente porque o trâmite ainda está em processo de julgamento no Tribunal de Contas da União.
O Senador salientou que a audiência tinha como base debater os novos procedimentos de contratação direta de companhias aéreas pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento sem a intermediação dos agentes de viagens através de credenciamentos.
Hélio José salientou que o grande objetivo da audiência era fazer uma construção de um modelo que não gere tanto desemprego e que garanta a transparência, principalmente se de fato essas atitudes estão oferecendo vantagens e economicidade para as aquisições públicas.
Os profissionais de turismo compareceram em excelente número para participarem deste da audiência que é apenas mais uma peça neste complexo processo que tem gerado bastante desemprego no setor.