Conversamos com a AFNT – Associação dos ex-funcionários da Nascimento Turismo que trabalha em prol dosex- funcionários no sentido de conseguir receber ass verbas rescisórias que não foram pagas pela empresa que encontra-se em recuperação judicial.
A AFNT inclusive informa na sua página no Facebook que tem agenda confirmada com o representante da recuperação Judicial da Nascimento Turismo para resolver as questões trabalhistas pendentes dos ex-funcionários afiliados a Entidade de Classe.
Conforme entrevista abaixo, foi informado que funcionários de São Paulo-SP tiveram uma rescisão contratual com ressalva, onde a Nascimento informou que não tinha recursos para pagar os valores contantes no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e que a rescisão tinha a finalidade apenas de permtir que fosse possível sacar os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS e também dar entrada no Seguro desemprego, os demais valores deveriam ser questionados na justiça do trabalho.
O VoeNews apurou que em Brasília a situação foi ainda pior, pois não houve pagamento nem mesmo do FGTS e os funcionários estão aguardando audiência e ordem judicial para que os valores sejam liberados.
Segundo informações a empresa nem mesmo deu satisfação aos profissionais e todos tiveram que recorrer a justiça e até o momento somente um funcionário já teve audiência e valores do FGTS liberado, porém os valores da rescisão não foram quitados.
Veja entrevista com Fábio
VOENEWS: Quem é o Presidente da AFNT e qual é o propósito principal da Associação ?
AFNT: O Presidente é o sr Fabio Motta, ex funcionário da Nascimento Turismo e o propósito da AFNT é fazer o papel de entidade de classe frente a Nascimento e receber as verbas rescisórias completa que é o direito de todos os empregados.
VOENEWS: Está havendo diálogo com Proprietários e Diretors da Empresa?
AFNT: Sim, estamos fazendo frente aos imóveis agora disponíveis pela RJ. Temos um comprador para esses imóveis desde que sejam quitadas as rescisões dos quase 300 funcionários demitidos.
VOENEWS: Ninguém teve sua rescisão paga ou alguns foram privilegiados ?
Segundo imagem enviada pela AFNT a Nascimento Turismo emitiu um comunicado que informa que “Ante o pedido de recuperação Judicial da empresa e sua alegação de não dispor no momento de recursos para quitar verbas rescisórias constante no presente termo de recuperação contratual, a presente homologação destina-se exclusivamente ao levantamento dos depósitos do FGTS existentes em conta vinculada e do seguro desemprego, ficando ressalvado na justiça do trabalho quaisquer verbas ou direito oriundo de seu contrato de trabalho, aí incluídas as verbas rescisórias constantes no TRCT que não estão sendo pagas, pagamento de multa de 40% sobre o montante do FGTS, multa por atraso, portanto postular na justiça do trabalho o que lhe entender devido e de direito”
VOENEWS: Quais são as expectativas da associação com relação a volta da empresa e do recebimento de seus direitos ?
AFNT: Vamos receber nossos direitos trabalhistas e seguir adiante com nossas famílias. Os vencimentos mensais dessas famílias não são pagos com uma linda história de recuperação judicial. A Família Nascimento vai muito bem, obrigado, mas a família dos funcionários… quem está se importando além da AFNT?
VOENEWS: Qual posição geral das Associação e recomendações para os demais ex-funcionários ?
AFNT: Estamos recebendo afiliações todos os dias, temos um corpo jurídico muito preparado para negociar e não vamos desistir de receber o que é direito de qualquer trabalhador e pagar os funcionários demitidos.
VOENEWS: Quais os contatos para que funcionários possam entrar em contato com a AFNT ?
AFNT: Adalberto Scarpa, Gerente de Comunicação e Dr Reginaldo Ribeiro, advogado da AFNT e Fernando Tomei, Assessor – (11) 3539.6996 (Telefone do Dr Reginaldo).