Resíduos expelidos prejudicam visibilidade e podem entrar em motores.
Passageiros se acumulavam no aeroporto em busca de informações.
O aeroporto internacional de Bali, a ilha mais turística da Indonésia, voltou a fechar nesta quarta-feira (22) devido à erupção do vulcão Raung, que expulsa uma espessa nuvem de cinzas ameaçando a segurança aérea, indicaram as autoridades locais.
O aeroporto já foi fechado nos dias 9 e 12 de julho pelos mesmos motivos. A medida provocou o cancelamento de quase 900 voos, bloqueando milhares de turistas.
“O aeroporto Ngurah Rai estará novamente fechado temporariamente” a partir das 05h00 GMT (02h00 de Brasília), declarou à AFP um porta-voz do ministério dos Transportes, J.A.Barata, sem poder adiantar quando reabrirá.
O monte Raung é um vulcão que culmina a 3.300 metros de altitude no leste da ilha de Java e está em erupção há várias semanas.
A companhia aérea indonésia “Garuda” também indicou em resposta a um usuário no Twitter que as instalações do aeroporto seriam fechadas antes mesmo do anúncio das autoridades.
O vulcanólogo Gede Suantika declarou à AFP que os ventos orientados ao sul e sudeste deslocavam para Bali a nuvem de cinzas.
Milhares de turistas pousam nesta época do ano nesta ilha de praias paradisíacas, a única hindu na Indonésia, país de maioria muçulmana.
O monte Raung é um dos 129 vulcões ativos na Indonésia, um arquipélago situado no cinturão de fogo do Pacífico, onde várias placas tectônicas se encontram.
Fonte: G1