Brasília – A partir da próxima segunda-feira (6), a Agência Virtual do Trabalhador no Distrito Federal (DF) estará disponível para acesso pela internet e em quatro totens eletrônicos no terminal rodoviário de Brasília, no Plano Piloto. Por meio desse sistema, o trabalhador poderá consultar vagas de trabalho no banco de dados da agência, divulgar o currículo, fazer cadastro para algum emprego disponível e consultar informações sobre programas de capacitação.
Caso se candidate a algum posto, o interessado será procurado pela Secretaria do Trabalho do DF, por telefone ou por e-mail, para que vá à Agência do Trabalhador e apresente seus documentos.
“Não haverá necessidade de o trabalhador ir à agência como vai hoje. Para buscar um emprego, tem de se deslocar de sua residência, passar horas no trânsito e enfrentar filas. Agora, com a rede virtual, ele pode fazer o cadastro pelos totens ou pelo seu computador em casa, em três minutos. Se identificou uma vaga, poderá marcá-la e vamos entrar em contato com ele para avisar se a vaga esta disponível”, informou o secretário do Trabalho, Bispo Renato Andrade.
Estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas procurem diariamente as 17 agências do Trabalhador no Distrito Federal. A expectativa da secretaria é que, com o novo sistema, o acesso às agências chegue a 6 mil pessoas.
De acordo com o secretário, o objetivo da agência virtual é modernizar e facilitar a intermediação entre empregados e empregadores. Para Andrade, um dos benefícios do novo sistema será a capacidade de a secretaria identificar as demandas e o perfil do trabalhador, que irão contribuir para a elaboração de políticas públicas mais direcionadas.
Bispo Renato Andrade informou que a instalação dos totens na rodoviária é o primeiro passo dessa iniciativa, que deverá ser estendida a outras áreas do DF, inclusive ao entorno. Segundo ele, a secretaria têm mais 45 terminais eletrônicos já disponíveis para uso, que deverão ser instalados em breve. Ontem (30), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve na secretaria do DF e manifestou interesse pelo sistema, segundo Andrade.
Ele informou ainda que a elaboração e a instalação dos totens não gerou custos à administração, pois estavam ociosos desde 2010. A tecnologia também já estava desenvolvida no âmbito da secretaria.
Fonte: Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil