18.2 C
São Paulo
quinta-feira, novembro 6, 2025
spot_img

Você sabia que os destinos preferidos dos intercambistas brasileiros também são os reis do Halloween?

Além dos estudos, estudantes mergulham nas tradições que transformam cidades inteiras em verdadeiros cenários de filme

(Para estudantes em intercâmbio, é a chance de viver a festa de dentro e mergulhar nos costumes locais. Imagem: Envato)

Outubro é conhecido mundialmente como o mês do Halloween, uma das festas mais populares do planeta. Mais do que fantasias e doces, a data movimenta tradições culturais que transformam cidades inteiras, com desfiles, decorações temáticas já a partir de setembro e celebrações que envolvem escolas, universidades e comunidades. Para estudantes em intercâmbio, é a chance de viver a festa de dentro e mergulhar nos costumes locais.

De acordo com a Pesquisa Selo Belta 2025, a procura dos brasileiros por programas de intercâmbio deve crescer 17% em 2025, após a alta de 15% registrada em 2024. Esse crescimento reflete não apenas o desejo de aprimoramento acadêmico, mas também o interesse em vivências culturais que enriquecem a experiência fora do país.

“O intercâmbio vai além dos estudos. Datas como o Halloween proporcionam experiências únicas, porque o estudante mergulha em tradições que já começam a transformar cidades inteiras semanas antes da festa. Isso amplia a vivência internacional e fortalece a conexão com o país de destino.” Segundo Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

A pesquisa Selo Belta 2025 também mostra os países mais procurados pelos estudantes: Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unidos estão entre os 4 destinos preferidos pelos intercambistas, justamente os mesmos onde o Halloween é celebrado de forma intensa e única.

Pensando nisso, a Belta (Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil) lista 5 países para viver o Halloween durante o intercâmbio:

1. Estados Unidos

O país onde o Halloween ganhou fama mundial. Já em setembro, bairros inteiros são tomados por casas enfeitadas com abóboras, teias de aranha e esqueletos. Em cidades como Nova York, o Village Halloween Parade reúne milhares de pessoas em fantasias criativas, enquanto universidades e escolas promovem festas que se tornam parte da rotina do estudante;
2. Irlanda

O berço do Halloween. A tradição nasceu do antigo festival celta de Samhain, que marcava o fim das colheitas. Hoje, a cidade de Derry recebe um dos maiores festivais do mundo, com desfiles de rua, shows de fogos e performances teatrais, transformando a experiência do intercambista em uma verdadeira viagem no tempo;

3. Canadá

No Canadá, a festa é uma tradição familiar e comunitária. As escolas e bairros organizam competições de decoração e os famosos festivais de abóboras. Toronto e Vancouver promovem eventos temáticos em parques de diversões, que viram “cidades assombradas” durante todo o mês de outubro;

4. Reino Unido

No Reino Unido, o Halloween se mistura às lendas locais de castelos mal-assombrados e histórias de fantasmas. Londres oferece tours especiais por cemitérios e casas históricas, enquanto Edimburgo se ilumina com festas temáticas e festivais de luzes que celebram a tradição de forma moderna e vibrante;

5. México

O Halloween se entrelaça com o Día de los Muertos, celebrado entre 31 de outubro e 2 de novembro. Mais do que fantasias, os estudantes vivenciam desfiles coloridos, altares dedicados aos antepassados e uma visão cultural que transforma a relação com a vida e a morte. É uma experiência singular, que combina festa e espiritualidade.

“Ao vivenciar o Halloween em diferentes países, o estudante descobre não só uma festa, mas também a forma como cada cultura celebra suas tradições. Esse contato enriquece a experiência internacional e faz parte do diferencial de estudar fora.”, diz Argenta.

Com o setor de intercâmbio em expansão e a diversidade cultural como atrativo, a celebração do Halloween se apresenta como mais uma oportunidade de aprendizado. Afinal, estudar no exterior não é apenas acumular conhecimento acadêmico, mas também abrir-se para novas vivências, amizades e perspectivas que podem transformar para sempre a vida de um estudante.

Sobre a Belta

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país.

Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.

Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam mais da metade do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 300 pontos de venda em todo o Brasil, mais de 50 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento.

A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias