O Visite São Paulo Convention Bureau aconteceu na manhã de hoje (24/7), no Aeroporto de Congonhas, mais uma edição da EmDiaCom Associados , com o tema “Meios de Hospedagem, Eventos, Infraestrutura e Segurança Pública”. O evento, promovido em parceria com a Aena Brasil e a Deatur – Divisão Especializada de Atendimento ao Turista – Polícia Civil SP, foi aberto pelo presidente executivo da entidade, Toni Sando, que destacou a importância de sua segmentação “para atender a diversos grupos de associados”. O encontro foi exclusivo para hotéis associados.
Em seguida foi uma vez Orlando de Souza, vice-presidente do Conselho Curador do VSPCB e presidente do FOHB – Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, deu alguns indicadores sobre a movimentação dos hotéis ligados às 27 redes associadas à entidade que ele preside. Um dos destaques foi a alta de 9% na mídia diária registrada em junho desse ano na comparação com período idêntico de 2024. Ele também lembrou que, até 2028, no Brasil deverão ser abertos 152 empreendimentos hoteleiros, com 23 mil apartamentos e investimentos de R$ 10,5 bilhões – uma alta de 25%.
Já a secretária executiva da Setur – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Mônica Samia, disse que, no ano passado, o estado recebeu 49 milhões de turistas do Brasil e do exterior, e enfatizou a importância da parceria do órgão com o Visite São Paulo Convention Bureau na realização de eventos e roadshows nacionais e internacionais para a promoção do destino. Ela destacou ainda o selo Made in SP, uma iniciativa do VSPCB para valorizar e destacar a origem de tudo o que é feito no estado, ao falar do programa Sabor de SP.
Panorama dos Eventos
Kelly Oliveira e Elenice Zaparoli, respectivamente diretora Administrativo-financeira e de Eventos do VSPCB, apresentaram dados sobre os eventos cadastrados pelo Núcleo de Informação e Pesquisa da entidade nos primeiros seis meses desse ano, que totalizaram 3.928, um aumento de 59% em relação aos 2.464 do mesmo período de 2024. Os eventos somaram mais 36,7 milhões de participantes com impacto econômico que atingiu R$ 12,7 bilhões e ISS de R$ 638 milhões.
Ainda de acordo com o estudo, no primeiro semestre desse ano, a região da cidade que registrou o maior número de eventos – 1.644 – foi Centro, Zona Norte & Leste, alta de 83% em relação ao mesmo período de 2024. Com um total de 5,6 milhões de participantes, o impacto econômico foi de R$ 3,5 bilhões e ISS de R$ 179 milhões.
Em seguida, vem a região Faria Lima & Itaim, com 965 eventos de janeiro a junho, aumento de 93% na comparação com o mesmo período de 2024. Foram 764 mil participantes, impacto econômico de R$ 218 milhões e ISS de R$ 10 milhões.
dado relevante, oriundo da Embratur, diz respeito ao total de turistas estrangeiros que chegaram ao Estado em junho desse ano – 178,3 mil, aumento de 22,9% em relação ao mesmo mês de 2024. Os Estados Unidos foram o país que mais enviaram visitantes para São Paulo no sexto mês do ano, pouco mais de 37 mil, seguidos pela Argentina (18,1 mil) e Chile (13,8 mil).
Segurança no Turismo
Fernanda Herbella, delegada divisionária da Polícia da Deatur, falou sobre a Segurança do Turista que chega ao Estado. Ela destacou que São Paulo tem seis delegacias da Polícia Civil com equipe da Deatur, cujo objetivo é acolher o turista que sofreu algum tipo de crime.
Criada em 1990, a Deatur está presente em pontos de circulação de turistas com policiais preparados e fluentes em idiomas estrangeiros. A 1ª delegacia da Deatur atende visitantes e redes hoteleiras e deve voltar, em breve, ao centro histórico da capital paulista.
Há também uma base móvel – um ônibus que pode prestar serviços em eventos privados. Os organizadores podem solicitar a presença dessa base para aqueles que reúnem mais de 10 mil pessoas.
A 2ª operação Deatur no Aeroporto de Congonhas e, até o 1º de julho, havia registrado 1.070 boletins de ocorrência presenciais. A 3ª delegacia fica no GRU Airport, que apresenta o maior número de ocorrências. A 4ª unidade está em Viracopos, a 5ª no Porto de Santos, onde, até abril, aportaram 102 cruzeiros. Lá a Polícia opera um posto de identificação que emite na hora o RG para turistas brasileiros com validade de 90 dias. Até 1º de julho, segundo a delegada, foram emitidos 705 documentos – “do contrário o passageiro não poderia embarcar nos navios”, diz ela.
A 6ª Deatur é a repressão aos delitos de intolerância esportiva que, juntamente com o Ministério Público, é capaz de realizar audiências nos próprios estádios.
Ao destacar que, agora, os turistas estrangeiros já podem fazer Boletins de Ocorrências online, a delegada informou sobre um QR Code criado para eventos com dicas de segurança, já que, segundo ela, “nosso propósito é a prevenção de crimes”.
Aeroporto de Congonhas
O EmDiaCom foi encerrado com a apresentação de Kleber Meira, diretor executivo da Aena Brasil, empresa espanhola que tem a concessão do Aeroporto de Congonhas, criada em 1936 e o mais importante para a malha aérea doméstica.
Meira disse que a concessão do Aeroporto, o único tombado pelo patrimônio histórico, é de 2023 e que a reforma será concluída em junho de 2028. Salienta-se que Congonhas é o que tem a maior transação de jatos executivos e recebe anualmente 23 milhões de passageiros em mais de 43 rotas nacionais.
Uma das consultas dos usuários do aeroporto fez respeito à demora para se passar pelo Raio X e o detector de metais. Meira informou que, hoje, 99,8% dos passageiros só demoraram cinco minutos para fazer isso.
A empresa criou um plano diretor para Congonhas. Entre as mudanças que estão em curso, Meira destacou a ampliação de 12 para 17 dedos, pelos quais embarcarão 70% dos passageiros. A intenção da Aena Brasil é que, quando as obras forem concluídas, os dedos e salas remotas de embarque poderão receber qualquer tipo de avião, já que Congonhas deve voltar a ser um aeroporto internacional.
Sobre o Visite São Paulo Convention Bureau
Constituído há 41 anos, o Visite São Paulo Convention Bureau é uma entidade privada, com mais de 500 associados, que atua na captação de eventos e apoio a seus organizadores, capacitação de profissionais para o setor e ampliação dos negócios no Estado.
A entidade foca ainda seu trabalho nos visitantes, criando o interesse de conhecer o que o Estado e a capital têm de melhor para ver e fazer, apoiando a melhoria dos serviços e do atendimento aos visitantes, também por meio de campanhas promocionais.