21.3 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 29, 2025
spot_img

Vigilância sanitária e energia solar na pauta da reunião de diretoria do HotéisRIO

O HotéisRIO realizou nesta terça-feira, dia 26 de agosto, no Arena Copacabana Hotel, sua reunião de diretoria. Na pauta, ações de vigilância sanitária aplicada à hotelaria e utilização de energia solar para redução dos custos de energia.

O vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, ressaltou a importância de que os hotéis conheçam as exigências da vigilância sanitária. “É essencial sabermos quais os pontos críticos para que mantenhamos os parâmetros dentro das regras da inspeção sanitária. Nossas equipes precisam de atualização constante e treinamento”, afirmou.

Aline Pinheiro Borges, presidente do IVISA-RIO (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária), explicou que o objetivo da entidade é mitigar o risco sanitário para os usuários dos hotéis. “Nossa meta não é encontrar não-conformidades e nem punir os hotéis. O foco é na saúde dos clientes e por isso precisamos seguir regras que garantam condições adequadas, sempre em conformidade com a legislação em vigor”.

Para conseguir bons resultados, é necessário que as equipes hoteleiras estejam sempre atentas aos regulamentos e façam treinamentos constantes. “Nosso trabalho vai muito além dos alimentos. Cuidamos das condições sanitárias dos estabelecimentos e de seus equipamentos, desde a limpeza das academias de ginástica, passando pelos sistemas de ar-condicionado e piscinas às condições das autoclaves dos salões de beleza”. Aline Borges revelou que o IVISA-RIO está trabalhando em um método que vai direcionar as ações de fiscalização para conseguir uma visão geral do estabelecimento e proporcionar mais transparência, baseado em roteiros e check list.

Outro tema abordado foi o potencial de redução de gastos dos hotéis com energia com a utilização de energia solar. Marcos Magalhaes, gerente do Grupo Solar Brasil, ressaltou que o custo de energia vem aumentando em média 10% ao ano na última década, sem perspectiva de redução. “A opção pela utilização de energia solar consiste em uma alternativa muito atraente do ponto de vista econômico”, disse ele. “Além disso, também é uma fonte renovável, em sintonia com a necessidade de ser mais sustentável”.

No passado havia clientes com limitações para a instalação das placas fotovoltaicas, em função do espaço disponível nos telhados das edificações, sendo que a solução consistia na aquisição de energia gerada por fazendas solares, instaladas em locais distantes, ou no mercado livre de energia. “No entanto, não havia uma solução integrada, que é exatamente o que oferecemos. O hotel pode construir sua fazenda de geração solar e usufruir plenamente da energia produzida, praticamente zerando sua conta.  Nosso grupo oferece a implantação sem investimento inicial: a usina é instalada e começa a funcionar antes do pagamento da primeira parcela do financiamento. Em cinco anos está quitada e o hotel terá energia a custos muito baixos durante 25 anos, que é o tempo de garantia das placas. Nossa proposta busca reduzir dependência de redes credenciadas, livrando os empreendimentos hoteleiros dos reajustes anuais de custos, reduzindo despesas operacionais a longo prazo”.

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias